Carlos Tê assina a direção musical da adaptação à realidade portuguesa da “Medeia”, de Eurípedes.
Estreia apenas no próximo dia 8 de outubro, mas já ontem o público pôde assistir ao ensaio de “Breviário Gota d’Água”, a mais recente produção do Cine-teatro Constantino Nery/ Câmara Municipal de Matosinhos.
Baseada na tragédia grega “Medeia”, de Eurípedes, partindo da versão do dramaturgo brasileiro Heron Coelho (inspirada no musical “Gota D’Agua” de Chico Buarque e Paulo Fontes e na anterior adaptação televisiva de Oduvaldo Vianna Filho), a peça conta a história de Joana e de Jasão Oliveira.
Mais velha do que Jasão, com quem foi viveu durante uma década e de quem teve dois filhos, Joana vive em sofrimento depois de ter sido abandonada e trocada por Alma, uma rapariga mais nova e rica. São os seus amigos que lhe dão alento para continuar a viver pelos seus filhos.
Jasão é uma estrela da música em ascensão depois da sua passagem pelo programa televisivo “Ídolos”, onde brilhou com a sua versão de “Gota d’Agua”.
A história foi adaptada à realidade portuguesa, passando do Rio de Janeiro para um conjunto habitacional degradado do Porto dominado por Crionte Vasconcelos, pai de Alma, a noiva de Jasão. O senhorio que ameaça expulsar Joana por falta de pagamento da renda, embora a casa já tenha sido paga.
No dia do casamento, Joana incendeia a casa, provocando a morte por asfixia aos seus dois filhos, um de 2 anos, outro de 11 meses. Condenada a uma pena de prisão de 24 anos, Joana acaba por se suicidar.
O ensaio público da peça foi um dos atrativos da primeira edição do festival de teatro Cena Contemporânea de Matosinhos em Português. A adaptação musical é da autoria de Carlos Tê, enquanto a encenação é da responsabilidade de Luísa Pinto.
Em “Breviário Gota d’Agua”, plateia e palco partilham o mesmo espaço. Atores e público interagem, trocando até no intervalo uma tigela de caldo verde, um pedaço de broa ou um copo de vinho.
Ficha Artística:
Roteiro e Adaptação – Heron Coelho
Encenação – Luísa Pinto
Direção Musical – Carlos Tê
Arranjos Musicais e ambientes sonoros – Nicolas Tricot
Cenografia e Figurinos – Luísa Pinto
Desenho de Luz – Bruno santos
Interpretação - Inês Mariana Moitas, João Costa, Paulo Calatré, João Melo, isabel Carvalho, Isabel Cruz, Catarina Santos, Sofia Príncipe, Rui David e Nicolas Tricot.
Produção – Cine Teatro Constantino Nery/ Câmara Municipal de Matosinhos