7 diálogos libertinos no Teatro Municipal de Matosinhos
O mês de outubro encerrou com teatro no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery. Na noite de ontem, Martim Pedroso e a Nova Companhia apresentaram a peça “Boudoir – 7 Diálogos Libertinos”, escrita a partir do texto “A Filosofia na Alcova” do Marquês de Sade.
Esta coprodução com o Teatro Municipal do Porto e o Teatro Trindade INATEL assenta na celebração da liberdade do corpo e do pensamento na sociedade contemporânea.
Alguns autores ao longo dos séculos tentaram encontrar respostas sobre a sua própria existência e sobre a sociedade em que viveram através da exponenciação das suas próprias experiências e fantasias sexuais. Sade fez isso e muito mais. Já no séc. XVIII foi um revolucionário nas suas intenções: pôs em causa os bons costumes da aristocracia francesa e a moralidade católica no seio de uma velha monarquia que, para ele, se esgotava. No seu programa literário e filosófico, Sade propõe uma nova ordem mundial indo ao limite da libertinagem, tentando furar os tabus mais secretos. Contudo, não é por isso que não deixamos de contactar com a mais bela literatura e poesia em sintonia com uma verdadeira vontade de provocar a excitação física e intelectual no leitor. É este o ponto de partida para a dramatização de um espetáculo que pretende, acima de tudo, celebrar a liberdade do corpo e do pensamento na sociedade contemporânea.
Martim Pedroso nasceu em Lisboa em 1979. Para além de participar em diversos trabalhos como ator com criadores e companhias nacionais e internacionais desde 1998, iniciou a sua atividade como encenador em 2005. De entre as suas produções, destaque para "Marcações para um Crime" (2005), "Seres Humanos" (2006), "Dream Play, um tríptico" (2008 e 2009), "Purgatório" (2009), "A Philosophia do Gabiru" (2011), "O Grande Salão" e "Penthesilia, dança solitária para uma heroína apaixonada" (2012), "O Tempo e a Ira", "Sonhos de uma Noite de Inverno" e "O canto do Imperador" (2013), "AFTER, um delirium fora d ́Horas" e "Consegues Ver os Teus Pés?" (2014), "As Três (velhas) Irmãs" e "Lúcia Afogada" (2015), "Filhos das Mães" (2017) e "Cabarética" (2018) . Cocriou espetáculos com o Projecto Teatral, Teatro Praga e Cie. Zerogrammi (IT).
Ficha Técnica:
Direção Martim Pedroso
Interpretação Flávia Gusmão, João Gaspar, João Telmo, Maria João Abreu, Margarida Bakker, Martim Pedroso, Pedro Monteiro, Statt Miller
Movimento e Coreografia Marlyn Ortiz
Figurinos David Ferreira
Cenografia Rueffa
Música Carlos Morgado
Vídeo Edgar Alberto
Direção Técnica e Desenho de Luz Paulo Santos
Fotografia Alípio Padilha
Produção Executiva Marta Queiroz
Produção Nova Companhia
Coprodução Teatro Municipal do Porto, Teatro Trindade INATEL
Apoios Antiquoeste, Maleta Vermelha, L'Atelier
Duração aprox. 2h
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
