Nove startups em Matosinhos para um bootcamp de promoção da sustentabilidade e segurança no Turismo inserido no Mês das Empresas
Matosinhos recebeu a visita de nove startups que atuam em diferentes áreas, no passado dia 26 de outubro, no âmbito do projeto denominado BoostX – ScaleUp Tourism.
A iniciativa, integrada no Mês da Empresas, trouxe a Matosinhos a B2bhotel (Brasil), a Blue Ocean Medical (Portugal), a Oceano Azul (Cabo Verde), a Pátio Turismo (Faial, Portugal), a The Trip Boutique AI, (Suiça), a Umni, (Bulgaria), a VizitAR / X-Plora (Portugal), a Ytravel (Portugal) e a Zomato Portugal.
Durante a passagem destas startups pelo território, foi possível a visita a diferentes entidades e empresas de Matosinhos, como o Ceiia, a Superbock e a Lionesa, permitindo, desta forma, que contactassem com realidades distintas e que se destacam na área em que atuam.
A comitiva empresarial foi também recebida na Câmara Municipal de Matosinhos pela vereadora das Atividades Económicas, Turismo e Internacionalização, Marta Pontes.
A participação de Matosinhos no BoostX – ScaleUp Tourism surgiu do desafio lançado pela NEST – Tourism Innovation Center Portugal para que o nosso território integrasse a lista de locais de passagem deste bootcamp, que teve como objetivo aproveitar o ecossistema único em Portugal para alavancar soluções e projetos com aplicação em todo o mundo.
Desenvolvido em parceria com a NOVA Medical School, a Organização Mundial de Turismo e o Turismo de Portugal, a iniciativa apresenta-se como um programa pioneiro que visa impulsionar startups que apresentem soluções para um turismo seguro, saudável e sustentável.
Recorde-se que este ano Matosinhos acolheu o BOOST - Building Better Tourism, um evento em que participaram entidades nacionais e internacionais, que debateram o potencial do turismo através da perspetiva da transição verde e digital, dando enfoque às soluções desenvolvidas por startups e tecnológicas que possam ser adaptadas a diferentes áreas, em especial no turismo.
O BoostX – ScaleUp Tourism surgiu como uma continuidade do primeiro evento e selecionou nove startups que através de um bootcamp de cinco dias, apresentaram soluções para alavancar a sustentabilidade e segurança no Turismo.
Numa segunda fase, o NEST escolherá as cinco finalistas que vão seguir um programa de educação executiva personalizado e intensivo da Universidade Nova de Lisboa no valor de 30 mil euros.