Luísa Salgueiro esteve nas comemorações do 87.º aniversário
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio assinalou ontem, sábado, dia 22 de setembro, o seu 87.º aniversário com um programa comemorativo repleto de momentos solenes mas também culturais e recreativos. A formatura e a tradicional cerimónia do Hastear de Bandeiras decorreu pelas 15 horas junto ao quartel, tendo-se seguido uma romagem aos Cemitérios de Custóias e Leça do Balio e a Sessão Solene onde participou a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.
Houve ainda lugar a um desfile das viaturas pelas freguesias de Ação dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio. Do programa das comemorações, destacam-se ainda o lançamento do livro de poesia de Mário Anselmo ”Eremita de Sonhos” e a noite de fados no quartel dos bombeiros.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio foi fundada a 20 de setembro de 1931 por um grupo cidadãos que entendeu a necessidade da existência de uma Associação Humanitária e um corpo de bombeiros que pudesse dar uma resposta rápida às situações urgentes que poderiam surgir mediante o rápido crescimento da freguesia na sequência do desenvolvimento da rede viária e da implantação de um tecido industrial relevante, com o aparecimento de várias fábricas têxteis, de curtumes, de produtos químicos e de maquinaria elétrica. 87 anos depois, o grupo de cidadãos fundadores, bem como todos aqueles que ao longo dos anos fizeram parte do corpo de bombeiros, foram recordados e homenageados em data de aniversário.