“Conversor de Energia das Ondas”, “APETITUS” e “InnovaMulti Tech” são os três projetos vencedores da 3ª edição do BluAct, o concurso de empreendedorismo que pretende estimular a economia azul de forma sustentável.
A final da terceira edição do projeto BluAct Matosinhos decorreu na tarde de ontem, na Sala de Sessões Pública da Câmara Municipal de Matosinhos, e contou com a apresentação de oito candidaturas, depois de uma pré-seleção efetuada pelo júri que deliberou a rejeição de cinco das 13 candidaturas ao projeto.
A vereadora do Ambiente da Câmara de Matosinhos procedeu à abertura da sessão. Manuela Álvares referiu-se à ligação conhecida de Matosinhos com o mar que se traduz não só em questões de memória de tradição, mas também “nos desafios contemporâneos desta relação”, salientou. Dirigindo-se à plateia, aos parceiros e empresas candidatas presentes realçou “O BluAct Matosinhos não é apenas um projeto, é uma visão coletiva para um Matosinhos melhor. Contamos com o vosso apoio e colaboração para transformar esta visão numa realidade”.
Na sessão de ontem foram revelados os três projetos empresariais com melhor pontuação atribuída pelo júri composto por representantes da Câmara Municipal, da Indaqua, da UPTEC e da Conservas Portugal Norte.
“Conversor de Energia das Ondas”, “APETITUS” e “InnovaMulti Tech”, obtiveram respetivamente os 1º, 2º e 3º lugares no concurso, o que lhes permitirá a incubação na UPTEC Polo do Mar durante 1 ano, o programa de aceleração de empresas promovido pela UPTEC e, ainda, a inscrição como Associados da Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, com isenção de quota nos dois primeiros anos.
Além destes prémios, ao primeiro classificado, “Conversor de Energia das Ondas”, foi atribuído o prémio BluEco pela Indaqua-Matosinhos no valor pecuniário máximo de 5.000 euros. Para o projeto que demonstrou maior impacto na indústria conserveira, “APETITUS”, promovendo a economia circular e a sustentabilidade, foi atribuído o prémio pela empresa Conservas Portugal Norte no valor pecuniário de 2.500 euros.