No sábado, dia 7 de Novembro, realizou-se mais um concerto inserido no ciclo "Big Bands: Do "Ballroom" à Sala de Concerto”, no Auditório do Cine-Teatro Constantino Nery.
No sábado, dia 7 de Novembro, realizou-se mais um concerto inserido no ciclo "Big Bands: Do "Ballroom" à Sala de Concerto - Uma Viagem pelos Tempos do Jazz com a Orquestra Jazz de Matosinhos”, no Auditório do Cine-Teatro Constantino Nery.
Mais uma vez, uma plateia repleta pôde assistir à consagração do swing, através de uma viagem pelos tempos do jazz. Os ballrooms continuam repletos e os micros estão lá, a transmitir em directo para a rádio: Jimmy e Tommy Dorsey, Glenn Miller, Charlie Barnet, Earl Hines e Cab Calloway põem os pares a dançar. Entretanto, o Swing, como estilo, adopta o swing, como forma de entender o tempo. E Benny Goodman é consagrado o seu “King”.
Diversificando a sua programação musical, o Cine-Teatro Constantino Nery está a apresentar, continuando-o a fazer em 2010, uma série especial de oito concertos trimestrais que constituem o projecto mais recente da Orquestra Jazz de Matosinhos.
Intitulado “Big Bands: Do Ballroom à Sala de Concerto - Uma viagem pelos tempos do jazz com a OJM”, este inovador ciclo de actuações cobrirá a evolução das “big bands” em toda a história do jazz e a sua concepção global é da autoria do crítico e divulgador de jazz Manuel Jorge Veloso.
O próprio título do ciclo deixa entender que se pretende sublinhar as diferenças essenciais entre as várias funções da “big band” no jazz, primeiro enquanto grupo instrumental essencial à dança e ao “entertainment” nos grandes “ballrooms” - e nas condições sociais e culturais das primeiras décadas do século XX norte-americano - até atingir, por um lado, um estatuto artístico inerente à práxis musical "pura" e "não utilitária", já no contexto da sala de concerto.
Iniciativa exigente e singular na ambição dos seus propósitos - uma vez que a investigação e o estudo do papel das “big bands” no jazz costuma circunscrever-se ao seu chamado "período de ouro" (1925/1955) -, este ciclo procurará ir mais além e dedicar a sua atenção ao jazz para grande orquestra criado até aos nossos dias, ou seja, até ao início do século XXI.
O próximo concerto, intitulado “As big bands e o jazz moderno” em que as grandes orquestras brancas – Artie Shaw, Gene Krupa e Les Brown, entre outras – juntam-se às de Billy Eckstine ou Lionel Hampton nesses derradeiros tempos do Swing. E quer Dizzy Gillespie quer Woody Herman demonstram como o bebop e o cool podem ser “traduzidos” para big band, decorrerá a 19 de Dezembro de 2009.