Jornais, revistas, livros e animação para todos os gostos de 3 de Julho a 3 de Setembro.
O sol, a praia, o mar, a literatura e a animação reúnem-se mais uma vez nas bibliotecas de praia. A Câmara Municipal promove, mais um ano, o serviço das Bibliotecas de Praia, cobrindo a costa do concelho de Matosinhos. Este ano são cinco - Biblioteca de Praia de Matosinhos, Leça da Palmeira/Beijinhos, Cabo do Mundo, Memória e Pedras do Corgo, sendo uma estreia na Praia do Cabo do Mundo.
As bibliotecas de Praia funcionarão ininterruptamente de 3 de Julho a 3 de Setembro, das 10h às 18h.
Nas bibliotecas de praia, todos os veraneantes interessados podem consultar os jornais diários, desportivos e semanários e ler uma gama variada de títulos de revistas, em campos diversificados como a actualidade, a moda, as viagens, etc. Podem ainda requisitar livros para crianças, jovens e adultos, de vários géneros, como a banda desenhada, o conto, o romance, etc.
As bibliotecas de praia promovem também várias actividades, como a hora do conto, uma oficina de escultura, ateliers de sensibilização à ciência, entre outros. Nas bibliotecas de praia realizam-se outras actividades relacionados com o Projecto: Bibliotecas Mágicas de Matosinhos, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como um atelier de sensibilização para a problemática da deficiência visual, intitulado “Ver, não ver e aprender”, promovido pelo Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
No ano passado a adesão a este projecto foi muito grande, nomeadamente na Biblioteca da Praia das Pedras do Corgo, com cerca de 1500 leitores inscritos. As bibliotecas de praia são um serviço da Rede Concelhia de Bibliotecas de Matosinhos, que integra a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, biblioteca sede, a Biblioteca Anexa de S. Mamede Infesta, a Biblioteca Itinerante de Matosinhos e a Rede de Bibliotecas Escolares.