Rui Reininho, contador de histórias, na Biblioteca da Praia dos Beijinhos.
Um público atento e exigente. Em casa e num ambiente descontraído. O mar, as gaivotas, o burburinho de uma praia que tão bem conhece. Rui Reininho, o vocalista dos GNR, esteve, ontem de tarde, na Biblioteca da Praia dos Beijinhos, em Leça da Palmeira, rodeado de crianças, desta vez, não para cantar, mas encantar. Ou melhor, para contar histórias. Rui Reininho leu poemas de Manuel António Pina, um dos melhores poetas portugueses vivos, conhecido também pela sua irreverência frásica, retirados do livro: “O Pássaro da Cabeça”.
A receita, simples, resultou bem: juntar um músico inventor com um poeta voador, com o intuito de estimular a imaginação e a criatividade das crianças. Recorde-se que as bibliotecas de praia funcionam ininterruptamente até 3 de Setembro, das 10h às 18h, em 5 praias do concelho de Matosinhos.
Nas bibliotecas de praia todos os veraneantes interessados podem consultar os jornais diários, desportivos e semanários. Podem ler uma gama variada de títulos de revistas, em campos diversificados como a actualidade, a moda, as viagens, etc., ou requisitar livros para crianças, jovens e adultos, de vários géneros, como a banda desenhada, o conto, o romance, etc.
As bibliotecas de praia promovem também várias actividades, como a hora do conto, uma oficina de escultura, ateliers de sensibilização à ciência, entre outros. Nas bibliotecas de praia realizam-se outras actividades relacionados com o Projecto Bibliotecas Mágicas de Matosinhos, co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, bem como um atelier de sensibilização para a problemática da deficiência visual, intitulado “Ver, não ver e aprender”, promovido pelo Centro de Leitura Especial da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.