
Para assinalar a comemoração do segundo aniversário da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, realizou-se, ontem, dia 9 de Maio, pelas 21.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o espectáculo “Um Olhar Musical sobre a Poesia de Florbela Espanca”, interpretado pela soprano Cláudia Pereira Pinto e pela mezzo soprano Margarida Reis, acompanhadas ao piano por Jaime Mota. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador Fernando Rocha, responsável pelo Pelouro da Cultura, marcaram presença em noite onde a palavra e a música “caminharam de mãos dadas”.
Este projecto pluridisciplinar no domínio da literatura e da música erudita portuguesa, pretende redescobrir, valorizar e divulgar a poesia de Florbela Espanca e fomentar a criação, a interpretação, a edição e a programação musical feita por diversos agentes culturais nacionais, nomeadamente, compositores, intérpretes, editores e produtores. É um projecto que, com o recurso à criação musical, procura uma outra forma de ler e de interpretar/ouvir a poesia de Florbela Espanca, esperando, assim, contribuir para a formação de novos públicos.
Ao longo deste evento, 12 poemas de Florbela Espanca, ganharam expressão sonora pelo piano de Jaime Mota e pelas vozes de Cláudia Pereira Pinto e Margarida Reis. Esta perspectiva musical da poesia da autora tem por base composições inéditas de vários dos mais consagrados compositores contemporâneos portugueses, nomeadamente, Sérgio Azevedo, Carlos Azevedo, António Chagas Rosa, Eurico Carrapatoso, João Pedro Oliveira, Fernando Lapa, Fernando Bessa Valente, Jorge Prendas, Carlos Marecos, António Sousa Dias, António Pinho Vargas e Alexandre Delgado.
Vista como uma referência da arquitectura moderna, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca, da autoria do arquitecto Alcino Soutinho, é um espaço multifacetado onde funcionam, para além da Biblioteca Municipal, a Galeria Municipal e o Arquivo Histórico.
Os, aproximadamente, 200 mil utentes, entre leitores, utilizadores de Internet, participantes de actividades e espectadores dos vários eventos, bem como a sua contínua e exigente agenda cultural, com eventos como a Festa da Poesia ou a Literatura em Viagem, confirmam a Biblioteca Municipal Florbela Espanca como uma referência cultural não apenas de Matosinhos mas também na Área Metropolitana do Porto.
No âmbito das comemorações deste segundo aniversário, realiza-se amanhã, dia 11 de Maio, pelas 21.30 horas, no Auditório da Biblioteca, o lançamento do livro do ensaísta e escritor Pedro Eiras, “A Lenta Volúpia do Cair”, com a apresentação da Prof. Doutora Rosa Martelo, numa co-edição da Câmara Municipal der Matosinhos e a Quasi.