
No passado dia 18 de Julho, pelas 10 horas, realizou-se a Celebração da Bênção do Tanatório Municipal de Matosinhos, por D. Manuel Martins, Bispo Emérito de Setúbal, com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto. Uma cerimónia que marca a entrada em funcionamento desta infra-estrutura que representa um investimento da Câmara Municipal de cerca de 3,5 milhões de euros.
O Tanatório Municipal de Matosinhos localiza-se em terreno, com cerca de 8.789 metros quadrados, limitado a norte pela Rua Dr. José da Silva, a sul pela Rua de Sendim e a poente pelo Cemitério de Sendim, em terreno autónomo a este. A área de implantação do edifício, com projecto da autoria da Arqª Luisa Valente, é de 1515 m2.
Aproveitando uma zona de expansão do Cemitério Municipal de Sendim, a nascente, a Câmara Municipal criou, com este projecto, duas plataformas distintas, que se complementam: a primeira reforça a ampliação do actual cemitério de Sendim, respeitando a continuidade da malha do cemitério existente reforçada nos percursos pedonais.
Na segunda plataforma foi construído um complexo funerário, o primeiro Tanatório a ser implantado em Portugal, um espaço ecuménico preparado para receber rituais de todos os cultos e que se pretende ser um novo elemento na cidade.
O Tanatório Municipal de Matosinhos distribui-se por três blocos ligados entre si por uma galeria/ nave principal. No primeiro bloco, localizam-se os serviços administrativos e serviços de apoio: cafetaria e respectiva zona de serviços e Florista. No segundo bloco, as valências disponibilizadas são as ante-câmaras e capelas de velório (3 capelas) apoiadas por uma sala de tanatopraxia e sala de repouso.
No terceiro bloco localizam-se a Sala de Estar/ Espera, Sala de Entrega de Cinzas e Sala de Despedida com capacidade para 120 pessoas. Nesta zona do edifício, existe também uma galeria, no piso superior, que se destina a dar apoio às várias fases do processo de cremação enriquecendo a capacidade de uso da mesma.
A parte técnica de apoio à cremação – Forno Crematório, máquina de introdução de urnas, pulverizador e cabine de tratamento das cinzas – está instalada no piso inferior do edifício.
No espaço envolvente os elementos verdes são predominantes, com extensos relvados e árvores, além de percursos e locais de estadia aprazíveis. É que aqui que se localizam o Jardim da Memória, o Roseiral (jardim anexo ao Tanatório onde as cinzas são depositadas na terra) e o Cendrário (conjunto de compartimentos semelhantes aos dos ossários para depósito de urnas).
Outro pormenor importante nesta intervenção de vulto é a criação de um novo espaço de estacionamento com capacidade para 83 lugares, permitindo, assim, melhorar as acessibilidades ao Cemitério.
Foram muitas as pessoas que fizeram questão de marcar presença nesta cerimónia de bênção, destacando-se o Presidente da Assembleia Municipal, Guilherme Vilaverde, a Vereadora com o Pelouro do Ambiente, Dra. Joana Felício, o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, e ainda os Vereadores Fernando Rocha, Prof. Correia Pinto e Dra. Luisa Salgueiro.

