“Um espaço de harmonia e de paz tão importantes para os momentos de despedida e dor”.
A nova Casa Mortuária de Lavra foi hoje oficialmente inaugurada com uma Benção realizada pelo Padre Luis Mateus, contando com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, com os Vereadores Joana Felício, Fernando Rocha e Maria de Lurdes Queirós, com o Presidente da União de Freguesias de Lavra, Perafita e Santa Cruz do Bispo, Rodolfo Mesquita, e ainda com a Presidente da Assembleia de Freguesia, Dra. Celestina Silva.
O equipamento foi construído no local que durante cerca de 20 anos albergou precariamente a capela mortuária da freguesia, na Rua do Funtão, junto ao Cemitério. O projeto, com um custo de 320 mil euros foi executado em oito meses e inclui um pátio de entrada ao ar livre para receção dos utilizadores, uma antecâmara, uma sala de serviços fúnebres, duas câmaras de velório, equipamentos sanitários e um pequeno espaço de serviço. A nova Casa Mortuária está agora dotada de um acesso independente do Cemitério e comporta todas as valências funcionais que um espaço com estas caraterísticas exige.
“Em Lavra, como noutras freguesias, tivemos a preocupação de terminar um ciclo, ou seja, preocuparmo-nos com os cidadãos mais pequenos, construindo escolas e criando condições para que o futuro seja mais promissor para todos, mas preocupamo-nos também com outras etapas da vida, nomeadamente, indo ao encontro da vontade dos cidadãos e construindo uma casa mortuária para que nos possamos despedir dos nossos entes queridos com toda a dignidade”, explicou o Presidente da Câmara, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos arquitetos da Autarquia que fazem projetos de “grande beleza sem ter de se fazer gastos sumptuosos”.
O projeto da Casa Mortuária de Lavra é da autoria dos arquitetos municipais Luis Miranda e Rui Silva.