O Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos acolheu ontem, 16 de julho, pelas 19h45, a grande final do Campeonato Europeu de Basquetebol sub 20 Feminino, competição ganha pela seleção espanhola, que se sagrou tricampeã europeia de sub 20 Femininos, naquela que foi também a sua sexta vitória na prova, depois de bater a Eslovénia.
Os 2º e 3º lugares foram ocupados pela Eslovénia, grande sensação do torneio de Matosinhos, e a Rússia, respetivamente.
Refira-se que Portugal garantiu a manutenção na Divisão A de sub 20 femininos tendo alcançado o 12º lugar, depois de uma derrota com a Suécia por 48-52 em jogo realizado no Pavilhão Municipal de Guifões.
A cerimónia de atribuição de medalhas aconteceu ontem no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos e contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, do vereador do Desporto da Câmara de Matosinhos, Tiago Maia, bem como do presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, e de Eleonora Rangelova, comissária da FIBA.
Matosinhos, recorde-se, recebeu um campeonato da europa de basquetebol pelo quinto ano consecutivo, facto até agora inédito, tendo-se transformado, por isso, numa cidade-talismã para as seleções nacionais da modalidade.
Organizado pela Federação Portuguesa de Basquetebol com o apoio da Associação de Basquetebol do Porto, a competição contou com o suporte do Guifões Sport Clube e do Grupo Desportivo Basquete de Leça, da Câmara Municipal de Matosinhos e da empresa municipal Matosinhos Sport, representando um significativo retorno para a economia local.