Porquê ver os livros na prateleira a ganhar pó, sabendo que há quem necessite deles?
Este é o repto lançado a toda a comunidade numa campanha que tem como objetivo primordial, maximizar a reutilização de manuais escolares usados disponibilizando-os, gratuitamente a quem deles necessite e, ao mesmo tempo, colaborar na defesa do meio ambiente, reduzindo a quantidade de resíduos.
Conscientes que, numa altura de contenção económica são cada vez maiores, as dificuldades de acesso de muitas famílias aos manuais escolares e, face à falta de respostas a nível concelhio para encaminhamento de manuais escolares usados, a Câmara Municipal de Matosinhos, através do Pelouro da Juventude, em parceria com o “movimento pela reutilização dos livros escolares”, aderiu ao “Banco de Livros Escolares” com a objetivo de imprimir nos(as) jovens estudantes, pais e educadores(as) o sentido de responsabilização social aliado à mobilização de recursos para combater o desperdício objetivando uma efetiva preservação ambiental.
Foi com base nestes pressupostos que foi criado o Banco de Livros Escolares, projeto que visa apoiar não só a população matosinhense mas também o público em geral, na medida em que integra a rede de pontos de recolha e entrega de livros já existente a nível nacional operacionalizando, desta forma, a troca gratuita de manuais escolares entre estudantes do ensino básico e secundário.
Os alunos que já não necessitam dos seus manuais podem, desta forma, entregá-los na Casa da Juventude de Matosinhos e, por outro lado, aqueles que precisam de manuais poderão tê-los disponíveis, sem qualquer custo associado, procurando-os neste espaço do concelho de Matosinhos.
Adira a esta campanha que permite dar nova vida aos manuais escolares que até poderão estar, quem sabe, esquecidos aí por casa.
Para mais informações contactar a Casa da Juventude de Matosinhos através do email matosinhos.casa@gmail.com ou dos telefones 22 939 80 90/7/8.