Em Julho e Agosto já entregamos mais de 5 mil a cerca de 2 mil pessoas
Em funcionamento há cerca de um ano, o Banco de Livros criado pela Câmara Municipal de Matosinhos, na Casa da Juventude de Matosinhos, tem como objetivo apoiar a população matosinhense, pretendendo maximizar a reutilização de manuais escolares usados e manuais de apoio ao estudo, como gramáticas, dicionários, etc. disponibilizando-os, gratuitamente a quem deles necessite.
A iniciativa tem-se revelado um sucesso e em julho e agosto já foram entregues mais de 5 mil livros a cerca de 2 mil pessoas.
Numa altura em que se aproxima o novo ano letivo, o recurso a um Banco de Livros escolares pode ser uma boa solução, principalmente devido às contingências económicas de muitas famílias, mas também face à escassez de respostas para o encaminhamento de manuais escolares usados.
Com este intuito, apelamos ao sentido de responsabilização social dos cidadãos, para que o projeto possa persistir e continuar a apoiar cada vez ainda mais jovens estudantes, pais e educadores.
Assim, só nos meses de julho e agosto foram rececionados mais de 9 mil livros, e entregues 5 mil a cerca de 2 mil pessoas.
No ano de 2012, de junho a dezembro, aproximadamente 1600 pessoas (provenientes dos concelhos de Matosinhos, Porto, Gondomar, Maia, Valongo, Vila Nova de Gaia, São João da Madeira, Vila da Feira, etc.) procuraram o Banco de Livros, num movimento solidário de aproximadamente 6500 manuais recebidos e 4000 manuais entregues gratuitamente a quem deles necessitava.
Da parte da autarquia só podemos continuar a incentivar o projeto. Afinal, porquê deixar os livros na prateleira a ganhar pó, sabendo que há quem necessite deles?
Traga não só manuais escolares mas também, manuais de apoio ao estudo, como gramáticas, dicionários, etc.
Com esta iniciativa estamos a ajudar as famílias a solucionar um dos problemas que mais as afeta no início de cada novo ano escolar.
Para informações adicionais contactar a Casa da Juventude de Matosinhos para o endereço de e-mail: matosinhos.casa@gmail.com ou através do número 22 939 80 90/7/8.
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 09h30 às 19h30 sábado das 14h30 às 19h30