Matosinhos cria base informática para gerir falta de camas articuladas, cadeiras de rodas e colchões anti escaras.
A necessidade de dar resposta aos inúmeros casos de dependência física existentes no Concelho levou a Câmara Municipal de Matosinhos a criar uma base informática para facilitar o trabalho da Rede Social de Matosinhos.
Para evitar os constrangimentos com que lidam diariamente quer as famílias quer as instituições de solidariedade social na aquisição de material como camas articuladas, cadeiras de rodas e colchões anti escaras, a Autarquia decidiu criar um Banco Concelhio de Ajudas Técnicas. Destina-se a munícipes em situação de desfavorecimento social com necessidades ao nível das Ajudas Técnicas que recorram aos serviços de atendimento.
O objetivo do Banco Concelhio de Ajudas Técnicas é conhecer o material existente a nível concelhio, identificar as lacunas que subsistem e fazer uma gestão global desses mesmos recursos. Para isso, foi criada uma base de registo de stock de Ajudas Técnicas, com a participação de todas as entidades envolvidas. A utilização deste material estará disponível num sistema global de informação partilhado por todos os agentes locais.
O Presidente da Câmara Municipal, Guilherme Pinto, assinou hoje, dia 3 de junho, na presença da Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós, o protocolo relativo ao Banco Concelhio de Ajudas Técnicas.
“Este é o primeiro passo, um passo pequenino, mas muito importante. As instituições têm que ter a noção de serviço público. Para sermos mais eficazes, temos que acreditar no princípio de solidariedade. A partilharmos as ajudas técnicas com quem mais precisa, estamos a cumprir a nossa missão. Com esta forma de sustentar o nosso apoio social, beneficiamos todos”, disse o edil.
O documento estabelece a cooperação entre a Autarquia, a ADEIMA- Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, União de Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, representada pelo seu Presidente, Pedro Gonçalves, a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo, representada pelo seu Presidente, Rodolfo Mesquita, a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, representada pelo seu Presidente, Dr. Pedro Sousa, a União de Freguesias de São Mamede Infesta e Senhora da Hora, representada pelo seu Presidente, António Moutinho Mendes, a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Matosinhos, MatosinhosHabit, Associação de Apoio à Juventude Deficiente - AAJUDE e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio.
O sistema informático, disponibilizado pela Autarquia, será gerido pela ADEIMA em articulação com as instituições aderentes.
O protocolo tem a duração de dois anos e é renovável automaticamente por períodos de um ano.
![]()
