Painel publicitário foi um dos 15 tesouros de Matosinhos expostos em 2014
Já está a ser recolocado o painel publicitário de azulejos que se encontrava nas antigas instalações da Real Vinícola.
Edificada entre 1897 e 1901, a “Real Vinícola» foi a primeira unidade industrial de Matosinhos-Sul. Ligado à exportação de vinhos da “Real Vinícola” da “Méneres e & Cia”, este gigantesco complexo possuía amplos armazéns, uma tanoaria com mecanismos a vapor e até uma ligação privativa ao Porto de Leixões por intermédio de veículos em carris, puxados por animais. A aposta em publicidade motivou a edição de catálogos, calendários, postais e outros materiais. É neste contexto que surge este painel de cerâmio que, originalmente, se localizava no exterior da entrada do edifício.
Recorde-se que este painel de azulejos foi retirado e apresentado em 2014 na exposição “15 Tesouros de Matosinhos” por altura dos 500 anos do Foral.
Adquirido pela Autarquia, em 2000, o edifício da “Real Vinícola” foi classificado como monumento de interesse público e está ser alvo de um intenso programa de reabilitação de forma a adequar o edifício às suas novas funções. Ainda este ano, a Real Vinícola passará a acolher a sede da a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado à divulgação e valorização da arquitetura.
A nova Casa da Arquitectura contará com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos e outras empresas da área criativa.
O projeto de reabilitação do imóvel é da autoria do arquiteto Guilherme Vaz. O investimento total ronda os oito milhões de euros.