50 anos depois, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Tertúlia Leixonense prestaram uma sentida homenagem à equipa do Leixões que venceu, frente ao Futebol Clube do Porto, a Taça de Portugal em 1961. A cerimónia decorreu no sábado, dia 9 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, do Vereador do Desporto, José Guilherme Aguiar, e do Presidente do Leixões Sport Clube, Carlos Oliveira.
A Medalha de Mérito Desportivo da autarquia assinalou, desta forma, a “façanha” desta equipa, liderada pelo então capitão Raúl, que não conteve a emoção no momento em que recebeu o troféu das mãos do Presidente da Câmara. Todos, sem excepção, foram recordados com carinho nesta tarde de emoção para a família leixonense, num momento que ficou assinalado também pela entrega dum conjunto de lembranças alusivas à vitória de 1961: o guarda-redes Roldão, Santana, Jacinto, Raúl, Medeiros, Gomes, Oliveirinha, Rosas, Pacheco, Da Silva, Osvaldo Silva, Mário Ventura e o técnico argentino Filpo Nunes.
Foi exactamente a 9 de Julho de 1961 que, contra todos os prognósticos e contra o favoritismo inicial do Futebol Clube do Porto, a equipa do Leixões conseguiu “gelar” o Estádio das Antas com dois golos sem resposta, de Silva e Oliveirinha, fazendo a festa vermelha e branca ainda no recinto, com a entrega da Taça pelo então Presidente da República, Américo Tomás, e continuando pelas ruas de Matosinhos, num momento que ainda hoje está registado na memória de quem vivenciou a alegria de todos os matosinhenses pelo feito do clube.