
02.09.09
Pela aposta central da autarquia na Educação, desde o início do
mandato, o Presidente da Câmara fez dia 2
de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação dos
resultados do programa de combate ao abandono e insucesso escolar em
Matosinhos.
O programa de combate ao abandono e ao insucesso escolar integra dois projectos: Intervenção Precoce (IP) e Empresários pela Inclusão Social (EPIS). Pela importância e sucesso destes dois projectos, e pela aposta central da autarquia na Educação, desde o início do mandato, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, fez hoje, dia 2 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação dos resultados do programa de combate ao abandono e insucesso escolar em Matosinhos.
Tendo ao seu lado o vereador responsável pelo Pelouro da Educação, Prof. Correia Pinto, o Presidente da Câmara explicou que projecto de intervenção Precoce (IP) teve início em 2005/2006 em S. Mamede de Infesta, com uma psicóloga. No ano seguinte, alargou-se à freguesia de Perafita com duas psicólogas. Em 2007/2008, o projecto estendeu-se a todo o concelho, integrando uma equipa de nove psicólogas.
Importante salientar que em 2008/2009 o IP passou a integrar também as crianças da rede das Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou seja, cerca de 1150 crianças com 5 anos de idade, das quais 478 foram alvo de intervenção a cargo da equipa de psicólogas.
Os resultados obtidos com este trabalho foram também satisfatórios, uma vez que 80,3% das crianças, ou seja 384, atingiram as competências de transição no domínio da leitura e da escrita, nomeadamente, competências pré-leitoras. 94 destas crianças manifestaram ainda necessidade de acompanhamento ao logo do 1º Ciclo.
O Projecto de Intervenção Precoce permitiu reduzir o insucesso no 1º ciclo do Ensino Básico para valores perfeitamente residuais, tendo em conta os alunos abrangidos, inferiores a 3%, o que representa menos de metade dos indicadores nacionais e cerca de um terço dos indicadores da região.
No combate ao abandono e insucesso escolar, é fundamental destacar o trabalho desenvolvido pelo Projecto EPIS, que teve início no ano lectivo 2007/2008, envolvendo os alunos do 7º e 8º anos, bem como uma equipa de oito psicólogas.
Nesta altura, foi feita uma avaliação, a todos os alunos dos referidos anos, para identificar os risco de abandono e/ou insucesso escolar em cada um deles. Portanto, no total foram avaliados 3200 crianças, das quais 925 foram consideradas como estando em situação de risco.
Destes 925 alunos, foi possível avançar com uma intervenção, até ao final do ano lectivo transacto, em 759.
O trabalho desenvolvido pela EPIS revelou que, entre os alunos que frequentavam em 2008/2009 o 8º ou o 9º ano, e que apresentavam perfil de insucesso e/ou abandono escolar, obtiveram sucesso 703 (76,2%), dos quais 481 transitaram para o 9º ano e 221 concluíram-no.
Tendo ao seu lado o vereador responsável pelo Pelouro da Educação, Prof. Correia Pinto, o Presidente da Câmara explicou que projecto de intervenção Precoce (IP) teve início em 2005/2006 em S. Mamede de Infesta, com uma psicóloga. No ano seguinte, alargou-se à freguesia de Perafita com duas psicólogas. Em 2007/2008, o projecto estendeu-se a todo o concelho, integrando uma equipa de nove psicólogas.
Importante salientar que em 2008/2009 o IP passou a integrar também as crianças da rede das Instituições Particulares de Solidariedade Social, ou seja, cerca de 1150 crianças com 5 anos de idade, das quais 478 foram alvo de intervenção a cargo da equipa de psicólogas.
Os resultados obtidos com este trabalho foram também satisfatórios, uma vez que 80,3% das crianças, ou seja 384, atingiram as competências de transição no domínio da leitura e da escrita, nomeadamente, competências pré-leitoras. 94 destas crianças manifestaram ainda necessidade de acompanhamento ao logo do 1º Ciclo.
O Projecto de Intervenção Precoce permitiu reduzir o insucesso no 1º ciclo do Ensino Básico para valores perfeitamente residuais, tendo em conta os alunos abrangidos, inferiores a 3%, o que representa menos de metade dos indicadores nacionais e cerca de um terço dos indicadores da região.
No combate ao abandono e insucesso escolar, é fundamental destacar o trabalho desenvolvido pelo Projecto EPIS, que teve início no ano lectivo 2007/2008, envolvendo os alunos do 7º e 8º anos, bem como uma equipa de oito psicólogas.
Nesta altura, foi feita uma avaliação, a todos os alunos dos referidos anos, para identificar os risco de abandono e/ou insucesso escolar em cada um deles. Portanto, no total foram avaliados 3200 crianças, das quais 925 foram consideradas como estando em situação de risco.
Destes 925 alunos, foi possível avançar com uma intervenção, até ao final do ano lectivo transacto, em 759.
O trabalho desenvolvido pela EPIS revelou que, entre os alunos que frequentavam em 2008/2009 o 8º ou o 9º ano, e que apresentavam perfil de insucesso e/ou abandono escolar, obtiveram sucesso 703 (76,2%), dos quais 481 transitaram para o 9º ano e 221 concluíram-no.
Conteúdo atualizado em25 de maio de 2011às 13:15
