Visita à uma coleção única de 500 modelos de fabrico nacional
Até 27 de agosto, a Casa do Design dá a conhecer o legado da indústria nacional de calçado desportivo.
Com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida, a exposição “Sapatilhas - Marcas Portuguesas do Estado Novo ao Virar do Milénio” reúne 500 modelos de sapatilhas representativas de 100 marcas concebidas e fabricadas em Portugal, entre as quais, Sanjo, Cortebel, Celtex, Centro, Cross, Desportex, Gitto’s, Jorui, Mind, Valcor e Xávi Sport.
Algumas das marcas foram ou ainda são produzidas em S. João da Madeira, cidade que, de resto, acolhe, no seu território, um Museu do Calçado.
A convite da Câmara Municipal de Matosinhos, o presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, visitou hoje a exposição das sapatilhas na Casa do Design.
Conduzida pelo curador Pedro Carvalho de Almeida, a visita contou com a participação do vereador da Cultura da autarquia de Matosinhos, Fernando Rocha.
Resultado de uma parceria entre a ESAD - IDEA, Investigação em Design e Arte, e o Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+), a exposição está dividida por núcleos. Cada núcleo é dedicado a um tema, a um conjunto de observações, a uma marca estudada com maior profundidade ou uma tecnologia usada no fabrico de sapatilhas em Portugal.
Na exposição, existe o Repositório, uma instalação audiovisual que pretende ativar a memória com testemunhos, fotografias, vídeos e registo sonoro do ambiente de fábrica.
A exposição está patente até ao dia 27 de agosto na Casa do Design, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30, e das 14h00 às 17h30. Ao sábado, domingo e feriado, das 15h00 às 18h00. A entrada é livre.