Escola de Hotelaria e Turismo do Porto ensina a confecionar diferentes pratos de cavala e de carapau.
O Mercado Municipal de Matosinhos acolheu durante esta manhã uma iniciativa de promoção do consumo de Cavala e Carapau da costa portuguesa, organizada pela Docapesca, em parceria com o Município de Matosinhos.
O objetivo é a promoção do consumo das espécies mais abundantes nas lotas do continente português, ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3. Ao valor nutricional destas espécies está também associado um valor comercial acessível, permitindo a elaboração de refeições ricas nutricionalmente e económicas.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto CCL – Comprovativo de Compra em Lota, cuja etiqueta, com as cores da Bandeira Nacional, permite identificar, junto do consumidor final, a lota onde o pescado foi transacionado e é garantia do cumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, identificando ainda a arte de pesca utilizada. É um selo de informação ao consumidor, distinguindo um produto do mar e de confiança.
Em Matosinhos, dezenas de pessoas participaram nos workshops, seguidos de degustação, dedicados à cavala e ao carapau orientados pelo Chef Elísio Bernardes da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.