Chefes e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto ensinaram instituições de solidariedade social do Concelho a confecionar diferentes pratos de cavala.
A cavala é uma espécie abundante na costa portuguesa, pertencente à família dos escombrídeos, nos quais se incluem os atuns. Esta espécie, semelhante à sardinha mas maior, é frequentemente capturada por traineiras, rapas e arrastões.
Do ponto de vista nutricional, a cavala é uma das espécies mais ricas em proteínas e ácidos gordos da série ómega-3. Ao valor nutricional desta espécie está também associado um valor comercial bastante acessível, permitindo a elaboração de refeições ricas e económicas.
Desde o início do ano, a Docapesca registou a venda de 20 mil toneladas de cavala. Esta espécie, com sabor intenso, é muito fácil de preparar, devido à ausência de escamas.
As conservas de cavala e a preparação de produtos fumados são uma boa alternativa para a confeção de diversos pratos que dependem apenas da imaginação do cozinheiro e que constituem uma boa opção rápida e saudável.
A Docapesca tem vindo a promover o consumo da cavala, convidando chefes e alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto a elaborar novas receitas em torno da cavala fresca e em conserva, para que este peixe volte a entrar nas ementas dos cidadãos.
A Câmara Municipal de Matosinhos associou-se à campanha lançada pela Docapesca, dedicada à cavala, durante os meses de Verão, e convidou as instituições de solidariedade social do Concelho a participar nesta iniciativa, que decorreu hoje, dia 6 de Setembro, no Mercado Municipal de Matosinhos.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, assistiu à aula ministrada pelo Chef Delfim Soares, que preparou uma tosta de broa com cavala em escabeche.