De 16 e 23 de Outubro, a Biblioteca Municipal Florbela Espanca promove acções de inclusão dos deficientes visuais.
Dirigida em especial ao público jovem e adulto, esta iniciativa pretende dar a conhecer melhor “o mundo dos deficientes visuais”. Os participantes terão a oportunidade de aprender a conviver com o "outro" numa perspectiva educativa de respeito pelas diferenças e pelos direitos humanos fundamentais. O ateliê, com início às 10h30, ajuda a desenvolver o sentido de tolerância e respeito pela diferença. O objectivo final é a construção de uma sociedade inclusiva, para todos.
Os conteúdos programáticos abordam a escrita em branco, o sistema Braille, a mobilidade, as actividades da vida diária, entre outros temas.
Os participantes poderão assistir à apresentação de uma pequena biografia de Louis Braille e a uma explicação do sistema Braille (o alfabeto), participar no jogo “Brincar com as letras”, contactando com a célula Braille, trabalhar com um computador com leitor de ecrã, que permite aos deficientes visuais ler e escrever, ou dar algumas sugestões práticas sobre a melhor forma de ajudar os deficientes visuais.
As inscrições devem ser realizadas na Biblioteca Municipal Florbela Espanca ou via telefone, até ao próximo dia 15 de Outubro de 2010. A actividade só se realiza com o mínimo de 3 inscrições e o máximo de 15. A frequência é gratuita.