Lar Residencial e Centro de Atividades de Autonomização são os projetos que se seguem.
A Associação Rumo à Vida, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, surgiu em 2007 “da conjunção de vontades e anseios dos pais de crianças e jovens com necessidades educativas especiais”.
Desde então apoia pessoas com multideficiência, no seu desenvolvimento, autonomia e inclusão na vida social, mas para concretizar estes objetivos necessita de equipamentos e serviços que promovam a manutenção e desenvolvimento de habilidades e competências para a integração na vida ativa.
Na apresentação pública da Associação Rumo à Vida, no dia 9 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, Anabela Gonçalves, presidente da instituição, referiu a necessidade de instalações para as valências de Lar Residencial e Centro de Atividades de Autonomização, tendo, para o efeito, solicitado apoio à Câmara Municipal de Matosinhos para encontrar um terreno disponível.
Estes equipamentos permitirão potenciar ao máximo as capacidades e habilidades de jovens e adulto/as com deficiência que irão frequentar a instituição, desde a idade escolar, numa ótica de emprego protegido, no sentido da sua integração e inclusão.
Atividades de autonomia, como as atividades da vida diária, lavandaria, culinária, informática e agricultura/jardinagem, são algumas das atividades previstas nas oficinas de trabalho.
“Trata-se de um projeto ambicioso, mas está estruturado e pensado de forma a ser possível o seu faseamento”, acrescentou a presidente da Associação Rumo à Vida.
O Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, salientou o “esforço de gente disponível para trabalhar e para colaborar para pôr de pé esta instituição”.
A Associação Rumo à Vida deverá integrar a Rede Social do Concelho de Matosinhos. “Temos que procurar colmatar, na área social, aquilo que não está ainda coberto pelo trabalho de outras instituições”, adiantou o edil.
A Rumo à Vida de momento está a protocolar, juntamente com a Associação Semente, respostas que possam integrar pessoas com deficiência num projeto comum, nomeadamente a Quinta Pedagógica. A Associação Semente irá ceder parte do espaço/terreno que possui para que a Rumo à Vida possa criar uma zona de cultivo com estufas que permitam, ao longo de todo o ano, proporcionar uma ocupação no cultivo e jardinagem.
Presentes na sessão estiveram ainda a Vereadora da Ação Social, Dr.ª Lurdes Queirós, e a Provedora do Cidadão com Deficiência, Dr.ª Rita Micaela Silva.