“O papel do associativismo no desenvolvimento da democracia e no exercício da cidadania ativa” esteve ontem, dia 14 de abril, em debate no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A iniciativa, organizada pela Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos, integra o programa das comemorações do 40º aniversário do 25 de abril que a Câmara Municipal preparou para assinalar a efeméride.
A Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos conta já com 16 anos de atividade. É uma associação de direito público cujo principal objetivo é a união das coletividades do concelho de Matosinhos, com vista à satisfação de interesses comuns e ao melhor desenvolvimento e prossecução das suas atividades associativas, com especial incidência para as vertentes da formação, informação e apoio técnico.
Antes do debate houve ainda tempo para uma breve atuação do Grupo Coral da Senhora da Hora.
O evento contou com a participação de Domingos Alves, presidente da Assembleia da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos, Juvenal Ribeiro, presidente do Concelho Fiscal da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos, Manuel Almeida, presidente da Direção da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos, José Maria Silva, presidente da Academia das Coletividades do Distrito do Porto, e António José Pinto, sociólogo e assistente social da Junta de Freguesia de Campanhã.
Em representação da Câmara Municipal de Matosinhos esteve o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, que encerrou a sessão.