16º Aniversário distingue associados, personalidades e associações.
A Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos promove há 16 anos a União das Coletividades do concelho de Matosinhos, com vista à satisfação de interesses comuns e ao melhor desenvolvimento e prossecução das suas atividades associativas, com especial incidência para as vertentes da formação, informação e apoio técnico.
As comemorações tiveram lugar, dia 25 de janeiro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Guifões.
A presença do Grupo de Bombos da Associação Recreativa Desportiva Águias de S. Mamede de Infesta, no Largo Joaquim Pereira dos Santos, antecedeu a cerimónia que contou com a presença de inúmeras personalidades. Domingos Alves, presidente da Assembleia Geral, e Manuel Almeida, presidente da Direção da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos, José Manuel Alves, presidente do Rancho Paroquial de Guifões, Pedro Gonçalves, presidente da União de Freguesias de Leça do Balio, Custóias e Guifões, António Moutinho Mendes, presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Adriano Ribeiro, da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, foram alguns das figuras que marcaram a sua presença no evento.
A cerimónia do 16º aniversário da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos atribuiu um conjunto de galardões a associados, personalidades e associações nas vertentes de mérito associativo, de solidariedade social e de ambiente.
No que respeito aos associados, foram distinguidos com o galardão de Mérito Associativo a Associação dos Amigos Aposentados de Leça da Palmeira, a Portuguesa de Leça Futebol Clube, o Centro Desportivo Cultural da Biquinha e Clube Araújo Patinagem Artística.
A Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, foi uma das personalidades cujo trabalho da requalificação da orla costeira do Concelho de Matosinhos foi reconhecido com a atribuição do galardão de Mérito Ambiental.
“Sinto-me muito honrada, mas este é um prémio que se dirige à Câmara Municipal de Matosinhos. Se não tivéssemos acesso a fundos comunitários para fazer os trabalhos na orla costeira, não poderia ser distinguida. Aproveitamos bem os fundos comunitários”, disse a autarca.
A Vereadora do Ambiente, que fez o discurso de encerramento em representação do Presidente da Câmara Municipal, recordou os seus anos de voluntariado numa associação de ajuda humanitária a sem-abrigo. “Se não tivesse sido dirigente associativa, não seria tão boa autarca como sou hoje. Foi uma experiência muito enriquecedora. No dia em que deixar de ser autarca, voltarei a exercer funções associativas”, acrescentou.
A Dr.ª Joana Felício salientou ainda que “Matosinhos é o berço de muitas associações e coletividades, das mais diversas áreas”. “A Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos ajuda a estruturar e a organizar as associações, pois as responsabilidades são cada vez mais e os níveis de exigência são cada vez maiores. Numa altura em que o Estado desinveste nas pessoas, as associações são esteios de cidadania. Ao apoiarmos as associações, estamos a apoiar as pessoas”, concluiu.
José Lourenço Pinto (Mérito Associativo), Padre Américo Sá Rebelo (Mérito Solidariedade Social), Padre José Loureiro Dias de Pinho (Mérito Solidariedade Social), Carmim Alves do Cabo (Mérito Associativo) e José António Pinto (Mérito Solidariedade Social) foram as outras personalidades agraciadas.
Por fim, as instituições que receberam os galardões de Mérito de Solidariedade Social foram o CATI- Centro de Apoio à Terceira Idade de S. Mamede de Infesta e a Delegação de Matosinhos do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O encerramento das comemorações do 16º aniversário da Associação das Coletividades do Concelho de Matosinhos ficou a cargo do Rancho Paroquial de Guifões.
![]()
