29.09.12
Depois da Caça ao Tesouro, do Baile de Máscaras do século XVIII e Espetáculo de Malabares de Fogo e Pirotecnia “A Bela e o Monstro”, os Piratas sentam-se hoje no banco dos réus…
Os Piratas que atacaram e saquearam o Baile de Máscaras são finalmente castigados!
Pelo crime de tentativa de roubo, são condenados à amputação dos polegares que ficarão pendurados no pelourinho. Pelo crime de disparo de armas de fogo e estocadas de lâminas contra soldados do Rei, um é condenado às galés, o outro à forca. Após a amputação dos polegares, os dois prisioneiros regressam aos calabouços onde aguardam a clemência de El-rei D. João V.
Todavia, como retaliação pela captura e castigo dos dois piratas, desenrola-se um violento ataque no cais. Os piratas apoderam-se de um grupo de religiosas, aquartelam-se na maior fragata do porto e ameaçam esquartejar as freiras se não lhes forem devolvidos os seus homens.
Ao longo dos três dias de “Os Piratas”, são recriadas as artes e os ofícios tradicionais daquela época.
Não se espante, por isso, se encontrar em Leça da Palmeira sopradores de vidro, ferreiros, fabricantes de cestas, oleiros, barbeiros e as suas navalhas, dentistas, ardinas, tanoeiros, carpinteiros, mineiros, ourives e banqueiros, relojoeiros, costureiras, escultores, boticário, lojas de café, chá e chocolate.
Não se espante, por isso, se encontrar em Leça da Palmeira sopradores de vidro, ferreiros, fabricantes de cestas, oleiros, barbeiros e as suas navalhas, dentistas, ardinas, tanoeiros, carpinteiros, mineiros, ourives e banqueiros, relojoeiros, costureiras, escultores, boticário, lojas de café, chá e chocolate.
“Os Piratas” fazem parte da história- documentada- de Matosinhos e estão de regresso 800 anos depois.
Não perca esta aventura!
Consulte o programa para hoje:
Sábado, dia 29 de Setembro
12h00 – Abertura com Manjares da época
15h00- Dramatização: “As Sanzalas de Minas Gerais ”
Este evento envolve a demonstração de luta de escravo (capoeira) e do lundu (ou lundum). Esta dança chegou ao Brasil, no século XVIII, através dos escravos vindos de Angola, considerada um estilo sem cantoria e de "natureza licenciosa" para os padrões da época. Em Portugal, recebeu polimentos da corte, como o uso dos instrumentos de corda, e, assim, o lundu evolui como uma forma de canção urbana, acompanhada de versos, na maior parte das vezes de cunho humorístico e lascivo, tornando-se uma popular dança de salão.
17h00 – Julgamento dos Piratas que atacaram e saquearam o Baile de Máscaras Julgamento sumário, leitura das sentenças e aplicação dos castigos a dois piratas. Pelo crime de desacato já foram castigados na véspera. Pelo crime de tentativa de roubo, condenados à amputação dos polegares que ficarão pendurados no pelourinho. Pelo crime de disparo de armas de fogo e estocadas de lâminas contra Soldados do Rei, condenação às galés para um e enforcamento para outro.
18h00 - Ciganos, saltimbancos e artistas montam o circo na cidade Em 1727 a prática circense já era considerada uma atividade nacional em Inglaterra, gerando questões sobre como proceder com famílias ciganas que apresentavam espetáculos considerados imorais, comédias e óperas, nas cercanias das cidades. O movimento nómada não representou apenas distúrbios sociais, foi um movimento que despertou diversas sensações, gerou fascínio, mudança de quotidiano, deslumbramento, sensação explosiva e alegre, incontrolável e prazerosa transformação da cidade por onde passavam.
19h00 – Músicas e Serenatas. Cantares e cantigas. Músicas de Portugal e das Áfricas. Danças na rua, populares e palacianas.
22h30 – O desembarque pirata e o rapto das freiras Como retaliação pela captura e castigo dos dois piratas, desenrola-se um violento ataque no cais. Os piratas apoderam-se de um grupo de religiosas, aquartelam-se na maior fragata do porto e ameaçam esquartejar as freiras do Convento das Aguadeiras em Flor se não lhes forem devolvidos os seus homens…
Conteúdo atualizado em29 de setembro de 2012às 12:51
