Ao todo, ontem, dia 25 de julho, foram atribuídos apoios na ordem dos 53 mil euros a instituição de âmbito cultural.
A cerimónia de assinatura de protocolos decorreu na Sala de Sessões Pública, no edifício dos Paços do Concelho, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha.
“Decidimos outorgar este apoio porque o vosso trabalho, o trabalho das instituições que cada um de vós representa, é muito importante. Quero, aliás, aproveitar a oportunidade para agradecer a todos a forma como têm animado a nossa comunidade numa altura particularmente difícil como esta. As pessoas precisam de festa, de animação, de festividades religiosas e, pela participação que tenho tido em muitas das nossas festas, as coisas têm corrido muito bem”, disse o Presidente da Câmara.
Ao todo foram entregues 53 mil euros a 41 instituições:
Associação Festas de Nossa Sr.ª da Hora; Comissão de Festas de Santiago de Custóias; Fábrica da Igreja de Santa Cruz do Bispo; Comissão de Festas de Nossa Sr.ª das Dores (Associação); Fábrica da Igreja da Paróquia do Sr. Jesus do Padrão da Légua; Comissão de Festas de Nossa Senhora dos Remédios (Araújo/Leça do Balio); Comissão Administrativa do Mártir S. Sebastião; Rancho Típico da Amorosa; Rancho Típico de S. Mamede de Infesta; Fábrica da Igreja da Paróquia de S. Mamede de Infesta; Fábrica da Igreja de S. Martinho de Guifões; Fábrica da Igreja do Divino Salvador de Lavra; Associação de Moradores de S. Gens; Fábrica da Igreja de S. Mamede de Perafita; Rancho Folclórico de Aldeia Nova; Rancho das Sargaceiras e Marítimos de Angeiras; Rancho Típico Flores de Perafita; Rancho Folclórico Pescadores de Matosinhos; Grupo Folclórico de Santiago de Custóias; Rancho Folclórico de Padrão da Légua; Rancho Típico de Esposade; Rancho Regional de Guifões; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santa Cruz do Bispo; Grupo Folclórico D. Nuno Alvares Pereira; Rancho Paroquial de Guifões; Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de S. Miguel de Leça da Palmeira/Grupo de Teatro Paroquial de Leça da Palmeira; Associação Recreativa Aurora da Liberdade ;Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta; Orfeão de Matosinhos; Coral da Senhora da Hora; Centro Social Padre Ramos/Escola de Música de Lavra; Associação Amigos de Fado de Matosinhos; Associação Popular Moradores do Seixo; Associação Desportiva e; Recreativa “Águias de S. Mamede de Infesta”; Associação das Colectividades do Concelho Matosinhos; Turislavra- Cooperativa de Turismo de Lavra, Crl; e Rancho folclórico Infantil "Os Vareirinhos de Matosinhos".
O Presidente da Junta de Freguesia de Lavra, Rodolfo Mesquita, marcou presença nesta assinatura de protocolos em representação da Turislavra.
“Queremos continuar com as nossas festas, as nossas romarias, os nossos ranchos, mas não posso deixar de vos dizer que também teremos de ser contidos, ir com cautela para fazermos uma política sustentável que nos prepare para o futuro”, acrescentou o Dr. Guilherme Pinto que recordou que, não obstante a excelente saúde financeira da Câmara com uma acentuada redução na dívida e com as contas todas em dia, o futuro reserva-nos uma descida nos valores do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) que tem de ser tida em conta para que a sustentabilidade da Autarquia não seja posta em causa.![]()
