A Câmara Municipal de Matosinhos acolheu na tarde de hoje, dia 7 de janeiro, os representantes dos vários Agrupamentos de Escolas do Concelho de Matosinhos para a assinatura de protocolos de transferência de verbas para estes grupos escolares durante o primeiro semestre de 2014.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, procedeu à assinatura dos protocolos com as várias instituições, numa iniciativa que contou também com a presença do Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto.
A transferência de verbas para os agrupamentos de escolas visa cobrir os encargos decorrentes da gestão dos edifícios escolares onde funcionam os jardins de infância e as escolas do 1º ciclo, nomeadamente consumos de água, energia (eletricidade e gás), comunicações, ação social escolar, contratos de manutenção de equipamentos, alarmes, reparação de equipamento diverso, manutenção das escolas com 2º e 3º ciclos, despesas com a realização de atividades educativas e formativas, aquisição de materiais pedagógicos e de desgaste, visitas de estudo e outras atividades educativas.
As verbas mencionadas destinam-se ainda ao pagamento de outras despesas indispensáveis, nomeadamente o fornecimento de refeições aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo de alguns agrupamentos escolares.
Durante o 1º semestre de 2014 serão assim atribuídas as seguintes verbas aos Agrupamentos de Escolas (AE) de Matosinhos:
AE Irmãos Passos – 54 mil euros; AE Dr. José Domingues dos Santos – 36 mil euros; AE Engº Fernando Pinto de Oliveira – 60 mil euros; AE de Padrão da Légua – 48 mil euros; AE de Matosinhos – 66 mil euros; AE Prof. Óscar Lopes – 30 mil euros; AE de Perafita - 30 mil euros; AE Abel Salazar- 48 mil euros; e AE da Senhora da Hora – 24 mil euros.
O total de verbas atribuídas pelo município de Matosinhos aos Agrupamentos Escolares aproxima-se desta forma dos 400 mil euros.