
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, assinou hoje, 20 de Junho, nos Paços do Concelho, um vasto conjunto de protocolos com 65 instituições com relevante acção nas áreas da acção social e desporto no concelho, num valor superior a 600 mil euros.
Os Protocolos foram celebrados entre o Município de Matosinhos e: o Agrupamento Vertical de S. Mamede de Infesta; o Agrupamento Vertical de Escolas de Matosinhos; o Agrupamento Vertical de Matosinhos; o Agrupamento Vertical da Senhora da Hora; o Agrupamento Vertical de Escolas Irmãos Passos (Guifões); o Agrupamento Vertical Irmãos Passos (Guifões); o Agrupamento Vertical de Custóias; o Agrupamento Vertical de Escolas de Lavra; o Agrupamento Vertical de Lavra; o Agrupamento Vertical de Leça da Palmeira / Santa Cruz do Bispo; o Agrupamento Vertical de Matosinhos Sul; o Agrupamento Vertical de Leça do Balio; o Agrupamento Vertical de Perafita; a Associação Portuguesa de Osteoporose; o Centro de Convívio de Dia da 3ª Idade de Santa Cruz do Bispo; o Centro Cultural e de Solidariedade Social de Guifões; o ATI – Amigos da 3ª Idade de Leça da Palmeira; a Bicas da Senhora da Hora – Associação Cultural; o Centro Social de Leça do Balio; a Comissão Administrativa do Mártir S. Sebastião; o CIVAS – Centro de Infância Velhice e Acção Social da Senhora da Hora; o Centro Social Paroquial de Santa Cruz do Bispo; o Centro Social Paroquial do Padrão da Légua; a Associação de Solidariedade Social Betesda, Esperança e Vida; a Associação de Apoio Social de Perafita; a Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões; a Associação de Amigos Aposentados de Leça da Palmeira; o Lar do Comércio; o Centro Social Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto; o CATI – Centro de Apoio à 3ª Idade de S. Mamede de Infesta; o Centro Social e Cultural de Custóias; o Centro Social Padre Ramos; o Lar de Santana; a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos; e a Associação de Moradores da Urbanização de S. Gens.
Foram também assinados protocolos entre a Câmara Municipal de Matosinhos, através da Empresa Municipal Matosinhos Sport, e: a Associação de Pais da Senhora da Hora; a Associação Desportiva e Recreativa do Araújo; o Real Clube Senhorense; a Juventude Desportiva Guifonense; o Grupo Desportivo Os Amigos da Pesca; o Clube de Andebol de Leça; o World Bowling, Entretenimento e Lazer Lda; o Padroense Futebol Clube; a Escola de Ténis Henrique Barbosa; o Clube Naval de Leça; o Surfing Life Club; o Núcleo Desportivo da Senhora da Hora; a Associação Social e de Desenvolvimento de Guifões; o Grupo Desportivo de Basquete de Leça; o Grupo Desportivo e Cultural da Cohaemato; o Clube de Vela Atlântico; o Leixões Sport Clube; o Guifões Sport Clube; o Clube de Surf do Norte; a Equinsino Limitada; a Onda Pura, Escola de Surf; o Clube de Desporto C+S de Lavra; o Sport Clube do Porto; o Mar do Cachalote, Escola de Mergulho Lda; a Associação Hóquei Clube Santa Cruz; a Associação Clube de Ténis de Matosinhos; a Cayolla, Academia de Ténis; a Turislavra, Cooperativa de Turismo de Lavra; e a Associação Académica de S. Mamede.
Paralelamente, o Presidente da Câmara entregou os diplomas do curso de «Dirigismo Desportivo», promovido pela Matosinhos Sport. Esta iniciativa surgiu como resposta à sempre repetida afirmação de que Portugal necessita de dirigentes desportivos melhor apetrechados para o exercício das suas funções.
Este curso teve como objectivo promover o entendimento generalizado da função sócio-cultural do dirigismo desportivo, criar modelos de optimização da relação do dirigente com os demais agentes desportivos, dar a conhecer e promover a aplicação de novas metodologias de promoção da prática desportiva e de organização do espectáculo desportivo, iniciar ou reforçar a formação inerente às funções técnico-administrativas desempenhadas.
Destinado a todos aqueles que detêm responsabilidades de direcção, gestão, coordenação de pessoas e/ou equipas de trabalho num clube desportivo, este curso englobou as áreas e modalidades de formação de Gestão e Administração do Desporto, Formação em Desenvolvimento Organizacional e Gestão, formação contínua e actualização e formação presencial.