No dia 14 de Fevereiro, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a assinatura dos contratos a termo resolutivo dos docentes das actividades de enriquecimento curricular.
No dia 14 de Fevereiro, pelas 18h30, teve lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, a assinatura dos contratos a termo resolutivo dos docentes das actividades de enriquecimento curricular, numa sessão presidida Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e na qual também marcou presença o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto.
A autarquia de Matosinhos, enquanto entidade promotora do projecto Escola a Tempo Inteiro, conta este ano lectivo com um efectivo de 154 docentes a desenvolverem as actividades de enriquecimento curricular nas seguintes áreas: Ensino do Inglês, Ensino da Música, Actividade Física e Desportiva, Expressão Plástica e Expressão Dramática.
O ano lectivo iniciou-se com todos os docentes colocados nas escolas, na data prevista pelo Ministério da Educação, com formação proporcionada pela autarquia e direccionada para cada área do enriquecimento curricular.
A opção por um regime flexível do horário, neste ano lectivo, também permitiu uma oferta na ordem dos 90% num total de 5400 alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho. Permitiu também baixar em 20% o número de contratações de professores nas diferentes áreas de actividade, o que possibilitou um aumento da carga horária dos professores na ordem dos 64,7%, relativamente ao ano lectivo 2006/2007, traduzindo-se assim, numa maior estabilidade para os docentes, alunos, escolas e famílias.
Esta melhoria traduz-se, na construção de um vínculo mais efectivo que os professores das actividades de enriquecimento curricular estabelecem com a escola, nomeadamente com os conselhos executivos, com os professores titulares, com os alunos e com os encarregados de educação, favorecendo de uma forma articulada a realização do trabalho organizacional e pedagógico do projecto Escola a Tempo Inteiro.