Dia 18 de março na nova Escola Básica Estádio do Mar.
A nova escola EB1/JI do Estádio do Mar, que deverá abrir portas no terceiro período letivo, terá o muro circundante decorado com um grande graffiti artístico que tem vindo a ser executado por alunos do Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes e da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, sob a supervisão dos writers Teresa Rafael, Paulo Aguiar e André Eiras. O projeto será apresentado na sexta-feira, 18 de março, pelas 12 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.
O mural tem vindo a ser pintado nas últimas semanas, num trabalho com uma forte componente socioeducativa, tendo em vista a apropriação do espaço escolar pela comunidade. Enquanto manifestação artística urbana e meio de expressão social, o graffiti tem a capacidade de potencializar a comunicação, mobilizando signos e metáforas visuais através de uma linguagem contemporânea facilmente compreendida pelos mais novos e que permite a integração social de grupos habitualmente marginalizados.
Pretende-se que o mural, bem como o trabalho artístico e cooperativo envolvido na sua execução, traduza a interação, hoje essencial, entre a educação formal e não formal, pilar essencial de uma escola humanizada e próxima da comunidade. O projeto vai, assim, refletir olhares e promover encontros com as várias dimensões da educação, também a partir da experiência da educação de segunda oportunidade.
A EB1/JI do Estádio do Mar, recorde-se, está orçada em 2,2 milhões de euros (valor sem IVA). Contará com 16 salas de aula, biblioteca, arrecadações, cozinha e uma sala polivalente que servirá de refeitório e ginásio.