Trabalhos do IV Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos em exibição na Lionesa
A exposição resultante dos trabalhos do IV Simpósio de Pintura/Escultura de Matosinhos, foi inaugurada pela Vereador Fernando Rocha, no dia 13 de Abril, pelas 18 horas, e poderá ser apreciada por todos até ao dia 30 de Junho no Centro Empresarial da Lionesa, em Leça do Balio. A temática é apelativa e traduz a importância do mar no História e no dia a dia do concelho de Matosinhos: “O Mar: Uma Poética dos Seres Marinhos”.
A novidade deste simpósio foi o nascimento de obras de arte resultantes da fusão entre as linguagens: pintura e escultura. Sendo cada peça escultórica assinada pelos quatro artistas participantes. Aos artistas convidados (escultores Rui Anahory e Isaque Pinheiro e aos pintores José Emídio e Alberto Péssimo) foi sugerido conceber peças tridimensionais de carácter interior ou exterior sendo os materiais a adoptar recolhidos no Centro de Recolha de Resíduos da Câmara Municipal, potencializado a mensagem de recuperação e reutilização de materiais em desuso transformando assim em verdadeiras obras de arte.
Vinte e três obras tridimensionais resultaram da fusão entre as linguagens artísticas de pintura e escultura concebida pelos quatro artistas. Com o objectivo de dar a conhecer o resultado dos trabalhos do IV Simpósio de Pintura/ Escultura de Matosinhos, a Câmara Municipal resolveu apresentar este conjunto escultórico no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio, potencializando assim um leque mais abrangente de visitantes. Paralelamente foi lançado o catálogo com as obras resultantes deste simpósio.
Costas de uma cadeira transformadas num ex-voto do Senhor de Matosinhos, portas velhas do Hospital Pedro Hispano transformadas em biombos e um grande painel, gavetas de cómodas que passam a ser pinturas, estas peças em exibição surpreendem pela forma com resíduos urbanos ou equipamentos obsoletos são transformados em obras de arte.
A visitar até 30 de Junho no Centro Empresarial da Lionesa!