A 9ª edição do “Arte Fora do Sítio” decorreu nos dias 6 e 7 de setembro e teve como principal palco o Jardim Basílio Teles.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com várias instituições do concelho, contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara, Dr. Eduardo Pinheiro e da Vereadora da Juventude, Dra. Lurdes Queirós.
O espaço público foi assim invadido por diversas manifestações artísticas, tendo durante dois dias, a cidade de Matosinhos assistido e participado numa programação ininterrupta, composta por performances de música, dança, atividades radicais, artes plásticas e artes performativas. Um dos pontos altos ocorreu no domingo, pelas 15h00, com “O maior abraço que a cidade já viu”.
Inspirados pelo movimento "abraços grátis", a iniciativa pretendeu reunir o maior número de pessoas num abraço coletivo, com o objetivo de valorizar o indivíduo e as relações humanas enquanto elementos nucleares da sociedade.
A programação incluiu ainda a final do concurso de bandas “Matosinhos Rock Challenge”, no sábado, dia 6 de setembro, pelas 22h00. As bandas Lemon Lovers, Plus e Black House of Wolves disputaram o prémio, que permitirá à banda vencedora, os Lemons Lovers, viajar para Londres e Liverpool, onde poderão gravar em estúdio e tocar no The Cavern (Liverpool) e no One Hundred (Londres).
Ao longo de todo o fim-de-semana propôs-se que cada visitante trouxesse uma lata vazia de qualquer bebida, com a qual será construída um mural artístico que aliará a arte aos valores ambientais e à reciclagem.
O festival ficou também marcado por uma mostra de cultura japonesa, a qual permitiu conhecer as artes do furoshiki origami, as massagens shiatsu, o reiki, a cerimónia do chá, uma exposição de ilustração Manga, o karaté shotokai e o laido. A iniciativa incluiu workshops de argumento e layout anime, bem como de introdução ao desenho manga.
Entre outras iniciativas, o “Arte Fora do Sítio” disponibilizou ainda um espaço infanto-juvenil onde os mais jovens tiveram acesso a atividades de animação, pinturas faciais, jogos interativos e manualidades, bem como um parque aberto às manobras mais radicais dos aficionados do skate, dos patins e das bicicletas BMX.