12.ª edição do festival nos dias 23 e 24 de setembro
Música, artes circenses, dança, graffiti, desporto, animação de rua e solidariedade – a décima segunda edição do festival Arte Fora do Sítio volta a trazer para a rua o resultado do trabalho artístico dinamizado ao longo de todo o ano pelas associações locais com os jovens do concelho de Matosinhos. Nos dias 23 e 24 de setembro, o Jardim Basílio Teles acolherá um evento que, de um modo informal, reúne milhares de pessoas e celebra o culto das artes, e que este ano incluirá um concerto dos Mundo Segundo ao final da tarde de sábado.
Apresentado por Fernando Alvim, o Arte Fora do Sítio integra diversas gerações de artistas e contará como uma programação ininterrupta ao longo dos dois dias, voltando também a repetir o desafio de um abraço coletivo solidário que, este ano, reverterá a favor dos bombeiros voluntários. Performers de diferentes áreas prometem encher de animação a principal praça de Matosinhos, seja pintando graffiti, aparecendo entre os ramos das árvores ou cuspindo fogo atrás de um vendedor de pipocas.
Ginastas, mimos, equilibristas, poetas, bailarinos e músicos – todos estão convocados para a grande festa da cultura informal de Matosinhos. A participação e entrada no evento é livre e permitirá este ano aceder a workshops de lira e a demonstrações de monociclo, roda alemã e corda-bamba. Os writers Godmess, Rafi, Bruno Lisboa e Habs estarão a trabalhar ao vivo no recinto do evento, que abrirá portas pelas 14h30.