Os futuros talentos de Matosinhos
Décima primeira edição do festival decorre a 17 e 18 de setembro no Jardim Basílio Teles
Música, dança, desporto, artes performativas, graffiti, animação de rua e solidariedade – a décima primeira edição do festival Arte Fora do Sítio volta a trazer para a rua o resultado do trabalho artístico dinamizado pelas associações locais com os jovens do concelho de Matosinhos. Nos dias 17 e 18 de setembro, o Jardim Basílio Teles acolherá um evento que, de um modo informal, reúne milhares de pessoas e celebra o culto das artes.
Apresentado, desta vez, por Fernando Alvim, o Arte Fora do Sítio contará com atuações nas áreas da dança e da música, dos desportos informais, da ginástica rítmica, da capoeira e do teatro. Haverá ainda lugar para uma série de momentos de animação protagonizados por mimos, equilibristas, malabaristas e uma banda musical. Os amantes do skate poderão ainda aproveitar o skate park amovível que será instalado no jardim.
Durante o fim-de-semana, seis artistas trabalharão ao vivo num mural de graffiti inspirado em temas da história e da cultura de Matosinhos. Os mais pequenos não serão esquecidos e terão à sua disposição um espaço com insufláveis e uma área em que poderão experimentar pinturas faciais e iniciar-se em algumas artes manuais.
O Arte Fora do Sítio trará ainda a Matosinhos, no sábado, a feira de usados Bye Bye Closet. Nessa tarde haverá lugar para uma “battle” de Breakdance entre diversos grupos, sendo atribuídos prémios no valor de 480 euros. O primeiro dia terminará, pelas 18h30, com o concerto dos Souls of Fire, banda mítica de Leça da Palmeira, de inspiração raggae, que tem como grandes sucessos “Souls of Rastaman” e “Bens materiais”. A primeira parte do concerto será assegurada pela cantora Denise.
No domingo, o destaque da programação vai para a segunda edição do abraço solidário coletivo que, desta vez, pretende envolver a comunidade no apoio à inclusão do cidadão com deficiência mental. Contando com a presença do ALADI (Associação Lavrense de Apoio ao Diminuído Intelectual) e da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental), pretende-se juntar centenas de pessoas num abraço gigante em torno da aceitação da diferença.
Inspirado no movimento Abraços Grátis, o abraço coletivo de Matosinhos reuniu em 2015 cerca de 400 pessoas em prol da associação NoMeiodoNada e do Kastelo, primeira unidade de cuidados continuados e paliativos pediátricos do país.
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
