A arte andou a vaguear pelas ruas de Matosinhos na tarde do passado domingo, dia 22 de setembro, no Parque Basílio Teles.
A iniciativa, que vai já na sua 8ª edição, foi realizada em parceria com associações e instituições voluntárias, e incluiu diversas manifestações artísticas em formatos não convencionais.
O evento, que contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e do Vereador da Cultura, Juventude e Voluntariado, Fernando Rocha, nasceu do trabalho desenvolvido pelo Conselho Consultivo da Juventude, e integra diversas gerações de artistas, primando pela irreverência e inconformismo, através da interação informal com o público nas suas diversas ações.
A ação começou, pelas 14h00, com o “Mercado Consciente e Sustentável” procurando-se a divulgação de jovens artesãos que adotam no seu trabalho uma atitude ecológica e em consonância com a natureza. Do mercado fizeram parte bancas de produtos frescos/vegetais da época, sumos naturais, alimentação vegetariana/vegana, almofadas artesanais de yoga, artesanato com origamis, bijuterias, produtos de cosmética e sabonetes naturais, brinquedos tradicionais, gomas enriquecidas, roupa ecológica, vinhos, artigos em madeira, artesanato em resíduos de videira (demonstração do projeto de investigação “produção de energia welétrica diretamente a partir de vides”). Estiveram também presentes representantes de instituições de apoio aos animais, nomeadamente a MIDAS.
De todos os produtos presentes, destaca-se a primeira apresentação pública de papel e cartão 100% ecológicos.
O início das atuações de rua deu-se pelas 15h00, com pequenas demonstrações nas áreas da dança, música, artes de rua e desporto numa sequência ininterrupta, ocupando diferentes espaços do parque Basílio Teles.
Marcaram presença no evento: Rui Gouveia (MC), Escola de Música Óscar da Silva, Grupo de Capoeira Vadeia, Essência D’Oriente, Contra Tempo, JDS, Dolphituna, Flash Mob Moda, Rancho Paroquial de Guifões, GCDR Realidade (Ginástica), CheckPoint, Ílidia Vale (Poesia), TAIPAM, David Eusébio, Bling Crew, Zoo Gang Crew e Coral CLAMA.
Em simultâneo, decorreram atividades de animação, radiomodelismo, pinturas faciais e manualidades para os mais novos e a apresentação de um projeto pela ESAD- Escola Superior de Artes e Design que consiste num jogo interativo e cooperativo com a utilização de 3 bicicletas que controlam o ritmo e cadência de várias músicas.
Os jovens do projeto Aprender a Ser da Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo colaboraram no evento com a dinamização da ação “Abraços Grátis”, propondo-se a abraçar a maioria dos espetadores presentes.