Presidente da Câmara visita Escola Secundária Augusto Gomes e EB de Leça da Palmeira.
“Viemos aqui verificar como está a correr o início do ano letivo”, disse o Dr. Guilherme Pinto, dia 17 de Setembro, num périplo por várias escolas do Concelho, entre as quais a Escola Secundária Augusto Gomes e a EB de Leça da Palmeira.
Em obras de ampliação e remodelação suportadas pelo Ministério da Educação, está a Escola Secundária Augusto Gomes, em Matosinhos. Preocupado com o atraso da empreitada a cargo da Parque Escolar, no valor de 12 milhões de euros, o Presidente da Autarquia lamentou que a mesma demora esteja a ser registada na intervenção na Escola Secundária do Padrão da Légua (16 milhões).
Recorde-se que a intervenção prevista nas escolas secundárias do Concelho rondava os 52 milhões de euros de investimento, resultado de uma candidatura a fundos comunitários. Neste momento, encontra-se suspensa pelo Ministério da Educação a requalificação da Escola Secundária da Boa Nova (12 milhões de euros), em Leça da Palmeira.
No final da visita à EB de Leça da Palmeira, acompanhado pelo presidente da junta de freguesia, Dr. Pedro Sousa, e pelos vereadores da Educação, Prof. António Correia Pinto, e do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, o Dr. Guilherme Pinto admitiu ter ficado “muito satisfeito” com as condições de ensino que os alunos beneficiam já a partir desde ano letivo.
O projeto, do arquiteto Telmo Castro, conta com 71 novas salas, biblioteca, auditório, pavilhão desportivo, recinto desportivo exterior, parque infantil, refeitório, sala de convívio, recreio, entre outras valências.
Em Outubro próximo, entrarão em funcionamento as EB1/JI da Praia (Leça da Palmeira) e da Lomba (Guifões), num investimento de cerca de 4,5 milhões de euros, que servirá, no total, mais de 500 alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 23 novas salas de aula.
Prevista está também a abertura das creches de Leça da Palmeira e de Custóias, equipamentos no valor de um milhão e 200 mil euros e que se destinam a 66 crianças.