Chega ao fim o ciclo de requalificação do parque escolar iniciado há 8 anos.
Depois da ampliação da EB Igreja Velha, em S. Mamede de Infesta, e da construção da nova EB Passos Manuel, em Guifões, obras iniciadas já este ano, este ciclo do programa de requalificação do parque escolar entra agora na sua reta final.
A tão esperada construção da EB do Estádio do Mar, no coração da Cruz de Pau, arrancou hoje, dia 23 de maio, com o lançamento da primeira pedra pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, acompanhado pelo Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, pelo Vereador da Cultura, Fernando Rocha, pela administradora da Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz, e pelo presidente da União de Freguesias da Senhora da Hora- S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes.
No total, a obra ronda os 3 milhões e 500 mil euros, valor que inclui a empreitada e o terreno, e conta com o financiamento em 85% dos fundos comunitários do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional.
O prazo de execução é de um ano.
O projeto, da autoria da arquiteta Ana Crista, prevê 8 salas do 1º Ciclo, 4 salas de Jardim de Infância, 1 AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), biblioteca, sala polivalente, balneários masculinos e femininos, sala de professores, sala de pais, gabinete de atendimento, gabinete de apoio educativo, refeitório com cozinha de confeção, instalações sanitárias para alunos, pessoas com mobilidade reduzida, professores e pessoal não docente, vestiário/ balneário para funcionários, entre outras valências.
Com a conclusão da EB Estádio do Mar, as atuais instalações da EB da Cruz de Pau, que acolhe 264 alunos, será desativada.
Ao fim de oito anos, este ciclo do programa de requalificação escolar lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos envolveu 26 centros escolares, 7500 alunos e um investimento municipal superior a 50 milhões de euros.
“Esta estratégia revolucionou por completo o parque escolar. A construção desta escola estava apenas dependente do financiamento do QREN, porque da nossa parte estava tudo pronto. Fizemos um conjunto de infraestruturas nesta zona que anteciparam esta obra, como o reordenamento do trânsito”, explicou o edil.
Um novo ciclo de requalificações está já em preparação para aprovação pelo novo quadro comunitário, envolvendo ainda algumas escolas do ensino básico e do ensino secundário.