Visitas à cascata, jogos tradicionais, marchas populares, exposição de miniaturas de capelas, tertúlia, ofícios ao vivo, atelier de brinquedos, gincana de bicicletas e muita animação musical.
Crianças e idosos encheram, dia 21 de junho, os jardins do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, para celebrar a tradição dos santos populares.
Animação não faltou ao longo do dia! A manhã começou com um conjunto de demonstração de profissões ao vivo com a participação do ourives António Silva, do carpinteiro José Oliveira, do pescador Manuel Cheta e do oleiro João Carqueijeiro.
Os mais novos experimentaram também a gincana de bicicletas, numa prova de perícia, equilíbrio e velocidade.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença no arraial.
A animação musical contou com a participação do Rancho Típico da Amorosa, do Grupo Coral do ATI de Leça, do Grupo de concertinas “Cavardinhos” da Misericórdia de Matosinhos, do Grupo de concertinas do NAPESMATE e do Grupo Musical do Clube Galp Norte.
Um dos momentos mais interessantes do programa foi a tertúlia dedicada à “História e Tradição das Cascatas”, com o Professor Hélder Pacheco (historiador e autor do livro “Matosinhos, a Memória das Cascatas”) e com Raúl Neves, responsável do Rancho Típico da Amorosa, coletividade que há décadas promove concursos de cascatas e tem vindo a estudar esta e outras tradições leceiras.
Até 30 de junho, os visitantes do Museu da Quinta de Santiago podem apreciar as capelas em miniatura de Leça da Palmeira e a Igreja Matriz, feitas em madeira, pelo mestre José Oliveira.
Crianças e idosos tiveram ainda a oportunidade de visitar a célebre cascata leceira, com 15 metros quadrados, oferecida há três anos ao Museu Quinta de Santiago por José Moreira.