Desenhos, fotografias, maquetas e objetos de design são alguns das obras que documentam o trabalho de Álvaro Siza Viera, que estarão expostas, a partir da próxima sexta-feira, no MART- Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Trento e Rovereto.
“Álvaro Siza- Dentro do Ser Humano” é uma exposição que dá a conhecer “o itinerário artístico e profissional do arquiteto a partir de eventos históricos do país, o Portugal que surge de um longo período de ditadura”.
Álvaro Siza nasceu em Matosinhos, em 1933. Estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo sido colaborador do arquiteto Fernando Távora.
Autor de numerosos projetos espalhados por todo, é em Matosinhos que se encontram alguns dos seus trabalhos mais emblemáticos: a Piscina da Quinta da Conceição (1958-1965), a Piscina das Marés (1961-1966), a Casa de Chá da Boa Nova (1958-1965) e a marginal de Leça da Palmeira (2006).
Siza Vieira recebeu já vários prémios e distinções internacionais, entre os quais o Prémio Pritzker (1992) da Fundação Hyatt de Chicago pelo conjunto da sua obra e o Leão de Ouro de Carreira pela Biena de Arquitetura de Veneza (2012).
Em maio de 2007, a Câmara Municipal de Matosinhos atribuiu-lhe a Medalha de Honra, em ouro, e o título de cidadão honorário de Matosinhos.
A exposição de Álvaro Siza em Itália estará patente até ao dia 8 de Fevereiro.