Inauguração decorre no próximo sábado, dia 1 de março, no Museu da Quinta de Santiago.
A Câmara Municipal de Matosinhos possui um núcleo de aguarelas que, na sua maioria, são desconhecidas do público em geral. Esta exposição tem como principal objectivo dar a conhecer ao grande público uma parte do espólio artístico da Autarquia, centrado na técnica da aguarela.
Pela primeira vez, desde os anos 70, os visitantes vão ter oportunidade de conhecer obras de grandes artistas na exposição, “AQUARELA. Aguarelas da Coleção Municipal", que inaugura no próximo dia 1 de Março, sábado, pelas 16h00 no Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica da Câmara Municipal de Matosinhos.
Esta exposição é inédita quanto à técnica, pois nunca se realizou no Museu da Quinta de Santiago uma mostra integralmente dedicada às aguarelas. É uma técnica que está longe de ser fácil, pois é meticulosa e exige, por vezes, o domínio de vários tipos de materiais como o carvão, lápis, tinta-da-china, guache ou caneta.
O pintor António Carneiro, conhecido pela pintura a óleo, encontra-se representado nesta exposição com uma paisagem da Catedral de Curitiba, no estado do Paraná, no Brasil, na primeira passagem do artista por terras de Vera Cruz em 1914-15.
O mesmo caso é o de Augusto Gomes que usou a técnica em ilustrações de livros, mas são raros os exemplares em pintura. Na mostra apresenta-se o estudo “Praia de Matosinhos”, que deu origem ao célebre fresco que decorou durante décadas o antigo posto de turismo de Matosinhos, no Mercado Municipal.
Outra aguarela a destacar é do pintor António Cruz, considerado de forma unânime o maior aguarelista português de sempre, com uma paisagem que viria a ilustrar um folheto de promoção do Parque de Campismo de Angeiras nos anos 60.
Muitos artistas aqui representados ganharam reputados prémios nacionais e internacionais.
Estarão expostas cerca de 30 obras de artistas como Auguste Roquemont, Marques de Oliveira, Xavier Pinheiro, António Carneiro, Carlos Carneiro, Martins da Costa, Joaquim Lopes, Augusto Gomes, António Cruz, Augusto Maia Pinto, Mário Silva, Dagoberto Silva, entre outros.
A exposição estará patente até 4 de Maio de 2014.
Horário: Out-Mar | 2ª a 6ª | 10h00-13h00/15h00-18h00 | Sábados, Domingos e Feriados | 15h00-18h00 Abr-Set | 3ª a Domingo e Feriados | 10h00-13h00/15h00-18h00
Contactos: Museu da Quinta de Santiago Rua de Vila Franca, 134 4450 Leça da Palmeira 22 995 24 01 | museuqsantiago@cm-matosinhos.pt