Novas instalações ficarão situadas na freguesia da Senhora da Hora e deverão entrar em funcionamento em 2013.
Transformar a Escola de Gestão do Porto “numa escola claramente europeia”. Foi essa a ambição expressada pelo Eng. Belmiro de Azevedo, dia 29 de Setembro, na sessão de apresentação pública do projecto vencedor das futuras instalações da Escola de Gestão do Porto, na Senhora da Hora.
Das 42 candidaturas apresentadas ao longo do processo, a escolha do júri, presidido pelo Eng. Valente de Oliveira, recaiu sobre o projecto da equipa liderada pelo arquitecto José Manuel Soares.
O investimento, superior a 14 milhões de euros, conta com o financiamento na ordem dos 80% pelos fundos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). Os restantes 20% serão assegurados pelas empresas associadas ao projecto.
Na qualidade de Presidente do Conselho de Administração da Associação Escola de Gestão do Porto, Belmiro de Azevedo manifestou a intenção de “tornar a escola internacional, do ponto de vista dos professores e dos alunos” para que faça parte “do ranking mundial das melhores escolas”.
Prevê-se que as novas instalações da Escola de Gestão do Porto entrem em funcionamento em Setembro de 2013.
“Queremos que este projecto envolva toda a sociedade civil, todas as empresas e entidades da região e do país”, adiantou o Director da Escola de Gestão do Porto, Nuno de Sousa Pereira.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, “o coração económico da Área Metropolitana do Porto precisa de equipamentos que densifiquem a malha urbana”. “Em Matosinhos, estamos a fazer tudo para capacitar a economia”, disse o Dr. Guilherme Pinto.
Em 2010, a Câmara Municipal de Matosinhos iniciou contactos com a Escola de Gestão do Porto no sentido de vir a acolher um futuro pólo deste conceituado estabelecimento de ensino, participando num projecto em que foram igualmente auscultados mais dois municípios da Área Metropolitana do Porto, designadamente, Maia e Porto.
Após a proposta apresentada pela Autarquia, para a fixação das futuras instalações da Escola de Gestão do Porto, no terreno confinante com a Igreja Paroquial da Senhora da Hora e o Parque do Carriçal, com frente para a Avenida Fabril do Norte e para a Rua João Mendonça, incluindo a parcela onde actualmente funcionam as instalações do parque desportivo Manuel Pinto de Azevedo, num total de nove mil metros quadrados.
Presentes na sessão de apresentação estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, e o presidente da Junta de Freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos.