Interesse da comunidade educativa do concelho neste projeto de âmbito municipal encheu Salão Nobre em sessão de trabalho
Realizou-se ontem, dia 6 de Junho, pelas 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um seminário de apresentação e discussão pública do Projeto Educativo Municipal de Matosinhos, que contou com a participação do Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e do Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto.
No âmbito de uma reunião levada a cabo pelo Conselho Metropolitano de Vereadores da Educação e, posteriormente, da Junta Metropolitana do Porto, foi lançado um concurso público para a “Elaboração, Desenvolvimento e Avaliação de Projetos Educativos Municipais e de um Projeto Educativo Metropolitano”.
Na sequência deste concurso, foi celebrado, com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica do Porto (FEU-UCP), candidata vencedora, um contrato que prevê que todos os Municípios da Área Metropolitana do Porto integrem este programa. Cada município teve o apoio científico de um/a consultor/a com o/a qual desenvolveu reuniões mensais, de setembro a maio.
No caso de Matosinhos o apoio foi realizado pela Professora Doutora Luísa Orvalho, oradora convidada que desenvolveu uma intervenção em torno do tema: “(Co) Construção do PEM: Reflexão Crítica”.
Para a construção do Projeto Educativo Municipal (PEM), a Câmara Municipal de Matosinhos, através da sua equipa da Educação, realizou uma série de reuniões no sentido de estabelecer uma rede de parcerias necessária à elaboração do documento, com o objetivo de definir uma política educativa local, visando uma articulação interinstitucional.
Foram realizadas reuniões com os Agrupamentos de Escolas e Escolas Secundárias, Instituições Particulares de Solidariedade Social e Instituições Privadas, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Centro de Formação e Associação de Escolas de Matosinhos, ADEIMA, Escolas Profissionais, Escolas de Música, Tecido Empresarial, Institutos Superiores, Equipa Local de Intervenção de Matosinhos, Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e também uma reunião interna com todas os departamentos/divisões que desenvolvem ações com as escolas. Analisamos, igualmente, as taxas de sucesso, abandono, retenção, dos alunos do Concelho, apontando e traçando metas que nos permitem definir onde estamos, para onde caminhamos, com o objetivo último de elevar a taxa de sucesso educativo.
“A Educação sempre foi uma pedra basilar da nossa agenda política e como tal, encaramos o Projeto Educativo Municipal, como um documento que deve expressar a identidade do Município de Matosinhos e da Comunidade enquanto parceiros na Educação”, explicou o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto. “Com este fim, assume-se que este documento deve contemplar o modelo geral de organização e a sua adequação aos objetivos pretendidos para a criação de um Município Educador”, acrescentou.
A apresentação do Projeto Educativo Municipal ficou a cargo da Dra. Joana Cruz, da Câmara Municipal de Matosinhos. O documento é agora disponibilizado na página da Internet da Autarquia e distribuído a todos os parceiros para ser analisado/refletido, e alterado se necessário conforme os contributos enviados à equipa de trabalho, para que no seminário a realizar nos dias 11 e 12 de julho possa ser apresentado um documento final.
Projeto Educativo Municipal de Matosinhos Apresentação
Projeto Educativo Municipal de Matosinhos
![]()
