09.06.11
“A competição é uma coisa fantástica. É uma coisa natural. Os Jogos do Eixo Atlântico representam para Matosinhos a festa da prática desportiva. Depois da educação, a actividade desportiva é a coisa mais importante para os nossos jovens”. As palavras foram proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, a propósito da IX Edição dos Jogos do Eixo Atlântico.
De 3 a 8 de Julho, Matosinhos irá receber cerca de 1500 jovens, vindos de 25 concelhos portugueses e galegos, que irão participar em diversas modalidades, como o andebol, basquetebol, atletismo, atletismo deficientes, futebol de 7, voleibol, voleibol de praia e natação, em vários equipamentos desportivos do Concelho.
Os Jogos do Eixo Atlântico realizam-se de dois em dois anos, alternando entre um concelho da Galiza e um concelho do Norte de Portugal. Aliás, este evento é uma das actividades que a associação transfronteiriça do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, que engloba 34 concelhos da euro região Galiza /Norte de Portugal, promove anualmente.
Ontem, dia 8 de Junho, foi apresentada publicamente a mascote do evento, no Mar Shopping, local de visita de muitos cidadãos espanhóis oriundos da região da Galiza que ali se deslocam para efectuarem as suas compras.
A mascote, da autoria de Maria Inês, aluna do 5º B, da Escola EB 2,3 de Leça do Balio, foi o desenho escolhido entre os mais de 700 que foram candidatos ao concurso “à Procura da Mascote”, lançado no início do ano pela Matosinhos Sport, a todos os agrupamentos de escolas do Concelho.
Todos os trabalhos estiveram expostos no Mar Shopping, tendo sido alvo de uma votação por parte dos visitantes daquele centro comercial. Depois de apurados os 12 finalistas, coube ao Conselho de Administração da Matosinhos Sport eleger o desenho vencedor.
A escolha recaiu sobre a estrela-do-mar, desenhada pela Maria Inês, por se enquadrar no espírito dos Jogos do Eixo Atlântico.
O desenho vencedor foi, posteriormente, tratado pelo jovem designer da ESAD- Escola Superior de Arte e Design, André Sousa, criando-se, assim, a imagem final da mascote.
O desenho vencedor foi, posteriormente, tratado pelo jovem designer da ESAD- Escola Superior de Arte e Design, André Sousa, criando-se, assim, a imagem final da mascote.
“Esta estrela nasceu do esforço, da imaginação e da criatividade desta jovem”, disse o Dr. Guilherme Pinto que, juntamente com o Vice-presidente da Autarquia e Presidente do Conselho de Administração da Matosinhos Sport, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar, a Administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, e o Secretário-geral do Eixo Atlântico, D. Xoan Mao, entregou o prémio à autora do desenho vencedor.
Maria Inês recebeu como prémio uma anuidade para usufruir de uma das sete piscinas que a Matosinhos Sport gere no Concelho.

Conteúdo atualizado em21 de junho de 2011às 09:21
