Presidente da Câmara recebe Comissão Delegada do Turismo do Eixo Atlântico.
“O momento não podia ser mais auspicioso. Se há sector de que não nos podemos queixar é o turismo”, alertou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, hoje, dia 20 de junho, na sessão de abertura da reunião com a Comissão Delegada do Turismo do Eixo Atlântico.
O Dr. Guilherme Pinto defende a “necessidade de se encontrar uma estratégia que crie sinergias para vender a nossa região”. “Temos coisas únicas no mundo. Nós é que não as valorizamos. Temos que saber tirar partido dos seis milhões de passageiros anuais que saem do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e do Terminal de Cruzeiros que estará pronto em 2014. O turismo é uma das principais economias de futuro”, afirmou o edil.
Além do Dr. Guilherme Pinto, a reunião contou com a participação do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e de Xoan Vázquez Mao, Secretário-geral do Eixo Atlântico, associação que reúne 34 autoridades locais da Galiza e Norte de Portugal.
Criado em 1992, com o apoio da Comissão Europeia, o Eixo Atlântico assume-se, hoje em dia, como o único sistema urbano euroregional estruturado de natureza transfronteiriça na União Europeia. Tem como objetivos a coesão e a estruturação do sistema urbano, a modernização das cidades, o desenvolvimento de programas em rede, a cooperação, o intercâmbio de informação e o planeamento estratégico conjunto. O Turismo é uma das áreas de intervenção do Eixo Atlântico.