36 instituições desportivas e de solidariedade social do Concelho de Matosinhos assinaram, dia 8 de abril, um conjunto de protocolos de apoio à utilização de instalações desportivas da Matosinhos Sport.
Alfa Académico Clube, Associação Casa do Caminho, Associação Académica de Leça, Associação Académica de S. Mamede, Andebol Clube Os Lusitanos, Associação Cultural Recreativa e Desportiva - Arena de Matosinhos, Atlético Desportivo Polenenses, Associação de Estudo de Karaté, Associação Hóquei Clube Santa Cruz, Ases de Leça Futebol Clube, A. P. P. A. C. D. M. de Matosinhos, Associação Recreativa Cultural e Desportiva Junqueira F. C., Barranha Sport Clube, Clube de Andebol de Leça, Clube de Desporto C+S de Lavra, Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, Grupo Cultural Desportivo e Recreativo da Realidade, Grupo Desportivo Basquete de Leça, Grupo Desportivo do Bairro de Pescadores de Matosinhos, Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Água Viva, Grupo Desportivo Juventude de Matosinhos S. C., Grupo Desportivo Mini-Águias, Grupo Desportivo e Recreativo Juventude das Ribeiras, Guifões Sport Clube, Invicta Futsal Clube, Juventude Desportiva Guifonense, Jornada Mágica - Associação Desportiva e Cultural, Leça Futebol Clube, Leixões Sport Clube, Os Amigos da Cave 94, Padroense Futebol Clube, Real Clube Senhorense, Rolar Matosinhos - Associação Desportiva, Santa Cruz Futebol Clube, S. K. A. D. - Shotokan - Karate-Do - Associação Desportiva, União de Custóias Futsal Clube foram as instituições contempladas.
Muitos dos clubes não dispõem de instalações desportivas próprias ou capazes de satisfazer todas as suas necessidades desportivas, recorrendo a instalações arrendadas ou cedidas por instituições públicas. A verba superior a um milhão de euros, relativa ao período Janeiro-julho de 2014, vem colmatar precisamente essa lacuna.
Todavia, “praticar desporto em Matosinhos ficou mais caro 23% graças ao Governo”, adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto.
Esta foi a forma encontrada pela Autarquia para contornar o aumento da taxa de IVA para o valor de 23% que tem de suportar ao pagar diretamente à Matosinhos Sport os custos de utilização de pavilhões e piscinas municipais pelos clubes e instituições de solidariedade social.
Assim, na sequência deste protocolo, a Autarquia apoia os clubes que usufruem dos equipamentos desportivos geridos pela Matosinhos Sport e serão os clubes, com essa verba, farão um donativo à empresa municipal.
Estas alterações terão que ficar registadas nos orçamentos de cada instituição.
Presentes na cerimónia estiveram a administradora da Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz, o presidente da União de Freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e o presidente da União de Freguesias de Guifões, Leça do Balio e Custóias, Pedro Gonçalves.
![]()
