A Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Habit formalizaram esta semana a entrega do subsídio municipal às trinta e três novas famílias beneficiadas pelo Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento.
Neste momento, o programa abrange 669 famílias de Matosinhos, beneficiando um total de 1.341 pessoas. Desde a sua criação, o Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento auxiliou já 2.155 famílias, as quais, deste modo, conseguiram encontrar soluções de habitação no mercado livre, mantendo-se muitas vezes nas casas que já habitavam.
A autarquia, refira-se, investe mensalmente 68.318,80 euros nesta solução alternativa à habitação social, na qual Matosinhos foi pioneira. A grande mobilidade que este programa tem permitido demonstra que, para além de evitar o desenraizamento que resultaria da mudança dos beneficiários para bairros sociais, o programa permite presta um auxílio decisivo em momentos transitórios de dificuldade financeira das famílias apoiadas.
O apoio prestado às famílias é calculado em função do rendimento mensal do agregado familiar per capita, que não pode ultrapassar o valor do salário mínimo nacional. O subsídio pode variar entre os 75 e os 125 euros mensais.
O PMAA, recorde-se, foi criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2009, tendo em vista a necessidade de encontrar respostas diversificadas aos problemas de habitação existentes no concelho de Matosinhos. Constitui uma resposta mais célere do que a habitação social, sendo a sua implementação também mais económica.