
Empresas e entidades formadoras refletem sobre as necessidades de formação
Inserida no Mês das Empresas, iniciativa organizada pela Câmara de Matosinhos que consiste na realização de um conjunto de atividades específico para o setor com o objetivo de apoiar a atividade económica e o tecido empresarial do concelho, decorreu ontem no edifício dos Paços do Concelho, a sessão “Programa de Apoio à requalificação e contratação de Talento”.
A ação foi desenvolvida numa parceria entre o Cesae Digital - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Câmara de Matosinhos e teve como objetivo principal ouvir as necessidades de formação e talentos nas áreas digitais por parte das empresas e equacionar programas conjuntos a desenvolver no futuro próximo em clima de parceria.
Marta Pontes, vereadora da Economia, Turismo e Internacionalização da Câmara de Matosinhos, associou-se à iniciativa e trocou algumas ideias com os empresários e entidades presentes.
“Cesae, IEFP e CMM tem de se unir na superação dos múltiplos desafios que se impõem à atividade empresarial do dia a dia, nomeadamente no que à questão das necessidades de mão de obra (re)qualificada diz respeito”, referiu. “Sessões de trabalho como estas, em que a rede de parceiros é convidada a interagir e refletir sobre assuntos de interesse comum no sentido de encontrar os melhores caminhos e oportunidades, são excelentes pontos de partida para construirmos melhores soluções para todos”, salientou.
Durante a sessão foi debatida a agenda para a qualificação e requalificação para 2023 e 2024 e apresentado o Programa Digital “Matosinhos Tech”, que prevê uma requalificação de competências nas áreas digitais, cujo conteúdo programático será definido em função dos programas, linguagens e competências específicas dos perfis que as empresas necessitam de contratar.
“Temos de apostar na requalificação de pessoas e de profissões de acordo com as necessidades do mercado, das empresas e do país” afirmou António Pêgo, diretor geral do Cesae Digital.
Da parte do Cesae Digital, entidade que visa a promoção e realização de formação profissional e de reconhecimento, validação e certificação de competências no âmbito do digital, foi apresentada de forma sumária a agenda para a (re)qualificação pensada pelo centro de formação.
Programas como o Pro_Mov ou o Digital Reskilling foram abordados e serviram como ponto de partida para a discussão e troca de ideias que se seguiu e que culminou com várias pistas de trabalho para as entidades presentes, no sentido da formatação das ações de forma a que estas permitam apoiar as empresas na criação e contratação dos profissionais que necessitam.


