Ao todo, serão 9 os recitais de António Rosado na sala principal do Nery.
O sétimo recital, de um conjunto de 9 de António Rosado, que constituem a Integral das Sonatas de Beethoven, decorreu ontem, dia 28 de Junho, pelas 21.30 horas na Sala Principal do Cine-teatro Constantino Nery.
António Rosado tem uma carreira reconhecida nacional e internacionalmente, resultado do seu talento e do gosto pela diversidade, apresentados num amplo programa pianístico que integra obras de autores tão diferentes como George Gershwin, Aaron Copland, Albéniz ou Liszt. Esta versatilidade permitiu-lhe exibir, pela primeira vez em Portugal, destacadas obras como as Sonatas de Enescu ou Paráfrases de Liszt, sendo o primeiro pianista português a realizar as integrais dos Prelúdios e também dos estudos de Claude Debussy.
Ao promover a apresentação da Integral das Sonatas para Piano de Ludwig Van Beethoven, obra fundamental do panorama musical ocidental, integrada num plano de movimento cultural municipal amplo, a Câmara Municipal de Matosinhos está, de forma efetiva, a oferecer aos diferentes públicos a perceção e assimilação do valor artístico, despertando o prazer musical e cultural que há muito vem proporcionando.
Este foi o sétimo recital integrado no ciclo de 9 recitais de António Rosado, que constituem a Integral das Sonatas de Beethoven, e que tiveram início em outubro do ano de 2011, deste pianista que tem mantido uma forte presença na programação disponibilizada, e que procura de forma consistente, sustentada e continuada, a promoção da “música erudita”.
As 32 Sonatas para piano de Ludwig Van Beethoven (1770-1826) são, no e pelo seu conjunto, uma obra de arte de uma beleza ímpar e de uma grande importância histórico-musical. Elas constituem um marco incontornável no reportório privado e público para piano solo e desempenharam um papel determinante na transformação e na evolução da forma de sonata em si mesma e da música instrumental, em geral.