A Livraria da Travessa é uma verdadeira instituição cultural do Rio de Janeiro, sendo a mais conhecida livraria da cidade brasileira. Agora tem também um toque de Matosinhos nas suas estantes, podendo lá ser encontrada a antologia “Cem Poemas Para Salvar A Nossa Vida”, editada pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Quetzal na última Festa da Poesia, em Dezembro.
Organizada pelo escritor e editor Francisco José Viegas, a antologia inclui poemas que abrangem mais de um milénio de literatura, incluindo nomes como os de Safo, Píndaro, Ibn’Ammar e Al-Mu ‘tamid, mas também Gil Vicente, Sá de Miranda, Luís de Camões, Rodrigues Lobo, Soror Violante do Céu, Marquesa de Alorna, Cesário Verde, Olavo Bilac, Camilo Pessanha, Ângelo de Lima e António Nobre, entre muitos outros. O livro está também disponível nas livrarias portuguesas desde o passado mês de Março.
“A ideia de que há poemas que salvam a nossa vida não é nova – é uma das mais vulgares, mas nem por isso menos nobres, na história da leitura. Parte do princípio de que procuramos algum género de salvação”, refere Francisco José Viegas no texto que acompanha a edição destes cem relâmpagos de beleza em forma de poema.
A Festa da Poesia, recorde-se, é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos desde 2005, assinalando a data do nascimento de Florbela Espanca, a 8 de Dezembro de 1894, coincidente com data da sua morte, ocorrida a 8 de Dezembro de 1930, em Matosinhos.